domingo, 30 de novembro de 2008

Em busca de prestígio, Audi lança A5 no Brasil


Em um segmento pouco explorado, lançamento custará R$ 254 500

É inegável que os cupês, pelo menos no Brasil, são veículos considerados extremamente de nicho. Talvez o principal motivo é que nenhuma montadora instalada no país fabrique um veículo desse tipo, portanto quem aprecia esse tipo de carroceria só tem como opções os caros modelos importados.

Para aumentar o leque de opções dos interessados no Mercedes-Benz CLK 350 Coupé ou no BMW Série 3 Coupé, a Audi começa a oferecer a partir deste mês em sua rede de concessionárias o A5, automóvel que inaugurou uma nova família dentro da marca e foi lançado na Europa no ano passado. Por R$ 254 500, o cupê será disponibilizado em versão única com motor 3.2 V6.

Segundo Rafael Carmo Clemente, gerente de produto da Audi Brasil, o “A5 é um carro que vem agregar prestígio e status à marca no país”. Por isso, o executivo é ponderado ao revelar que a expectativa da fabricante é vender 30 unidades ao ano em um segmento que contabiliza 100 representantes colocados nas ruas anualmente. Clemente ainda mencionou que o A5 terá um papel estratégico na principal meta da empresa para o longo prazo: “até 2012, queremos dominar um terço do segmento de automóveis de luxo no Brasil”. No contexto global, a Audi planeja contar com 40 modelos até 2015 para penetrar em uma quantidade maior de fatias de mercado e, conseqüentemente, aumentar as vendas. .

Três modos de direção

Para auxiliar nessa missão, o Audi A5 possui formas concebidas com carinho, como você pode perceber em nossa galeria de fotos. Mais largo que a atual geração do A6, o A5 possui, como todo cupê, um teto baixo e curvo. A parte frontal, com a atual identidade da Audi, resulta em um efeito imponente. Quem o notar surgindo pelo retrovisor ficará impressionado com sua agilidade. Atingir os 100 km/h por hora leva apenas 6s5, de acordo as medições divulgadas pela fábrica. Testado para a edição de dezembro da revista CARRO, ele realizou a mesma prova em 7s7. Já a velocidade máxima é limitada em 250 km/h.

Controlar os 269 cv de potência a 6 500 rpm e os 33,7 kgfm de torque disponíveis entre 3 000 rpm e 5 000 rpm fica fácil, por assim dizer, com o Audi Drive Select, vendido como opcional por R$ 13 600. A tecnologia consiste em uma reprogramação automática de motor, suspensão e sistema de direção. No modo “Comfort”, como o nome indica, o carro parece mais “relaxado” e é voltado ao tráfego em um trânsito pesado, por exemplo. Em “Auto”, o dispositivo ajusta o carro automaticamente de acordo com o tipo de condução no momento. Por fim, há a opção “Dynamic”. Com ela selecionada, o A5 se porta como um felino pronto para dar o bote. A direção torna-se sensivelmente mais rígida, assim como o conjunto de suspensão, o que permite extrair o máximo desempenho do A5.
Como é de praxe em todo veículo de luxo, o A5 exibe uma recheada lista de equipamentos de série que começa com as rodas de liga leve de 17”, ar-condicionado automático, sistema de som e entretenimento composto pelo Audi Music Interface, faróis bi-xenônio e o Audi Advanced Key, que possibilita abrir e acionar a partida apenas com a chave próxima ao veículo. A lista de acessórios contempla o sistema de som elaborado pela Bang & Olufsen com 14 alto-falantes e 500 watts (R$ 4 640) de potência além do eficiente – comprovado em nosso test-drive – Adaptative Cruise Control (R$ 7 280), piloto automático que freia automaticamente o carro quando um obstáculo na frente do veículo é detectado. Por essas e outras, o trabalho do A5 em “agregar prestígio e status” à Audi deverá ser facilmente cumprido. Vamos ver o que dirão os números de vendas.











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