quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Primeiro título de Senna completa 20 anos


Senna ergue o troféu no GP do Japão, que decidiu o campeonato de 1988


A temporada de 1988 foi a da afirmação de Ayrton Senna, do fenômeno que fazia e acontecia nas categorias inferiores e vinha tendo corridas monumentais, como em Mônaco, em 1984, quando ele estava na Toleman e quase derrotou Alain Prost na chuva, e a de Portugal, em 1985, quando ele ganhou debaixo de um pé d'água em que os pilotos mal conseguiam manter o carro na reta - inclusive o próprio Prost colidiu na reta dos boxes de Estoril.

Aquele era o ano da medição real do talento, já que ele fazia o seu primeiro campeonato na melhor equipe do mundo na época e contra o principal piloto, que era justamente o Prost, já um bicampeão mundial.

Foi a afirmação do gênio. Um gênio que já se delineava, mas finalmente se consolidava como um dos grandes campeões da categoria.

A disputa entre Senna e Prost foi uma das mais épicas da História da Fórmula 1, se não a mais épica. Apesar de a McLaren ter vencido 15 das 16 corridas, a temporada foi recheada de grandes disputas entre os dois. Foi a maior rivalidade da Fórmula 1 em todos os tempos.

Nenhum comentário: