segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Hamilton vence GP da China e fica muito próximo do título


Inglês só precisa de um quinto lugar em Interlagos para ser
campeão. Massa é segundo e está em situação complicada


O inglês Lewis Hamilton deu neste domingo um passo importantíssimo para se tornar o mais jovem campeão da história da Fórmula 1 ao vencer com muita facilidade o GP da China, penúltima etapa da temporada, em Xangai. Agora, o piloto da McLaren lidera o Mundial com 94 pontos, sete a mais do que o brasileiro Felipe Massa, que, beneficiado por uma inversão de posições ordenada pela Ferrari perto do final da prova, terminou em segundo, logo à frente de Kimi Raikkonen.

Com este resultado, Hamilton depende apenas de um quinto lugar na última etapa da temporada, dia 2 de novembro, em Interlagos, para sacramentar a conquista. Para Massa, resta vencer e torcer para Hamilton chegar do sexto lugar para baixo ou terminar em segundo e o inglês não passar do oitavo lugar. Quem ficou fora da briga pelo título foi o polonês Robert Kubica, que terminou em sexto lugar com o carro da BMW Sauber.

Também pontuaram em Xangai o espanhol Fernando Alonso (Renault), em quarto, o alemão Nick Heidfeld (BMW Sauber), em quinto, o alemão Timo Glock (Toyota), em sétimo, e o brasileiro Nelsinho Piquet (Renault), em oitavo. Outro brasileiro na categoria, Rubens Barrichello (Honda), foi o 11º.

A CORRIDA

Hamilton largou bem da pole e manteve a primeira posição, seguido por Raikkonen e Massa. Kovalainen superou Alonso na primeira curva, mas levou o troco do espanhol ainda na volta inicial. De resto, a única alteração relevante foi a subida de Kubica de 12º para oitavo.

A corrida transcorreu de forma monótona desde as primeiras voltas, exceção feita às ultrapassagens de Mark Webber sobre Nelsinho e Barrichello. Mas como estava com menos gasolina do que os rivais no primeiro trecho de prova, Webber entrou rapidamente nos boxes e perdeu muitas posições.

As primeiras posições foram mantidas durante quase toda a corrida, já que não havia diferenças de estratégia. Tanto na primeira como na segunda janela de reabastecimentos, Hamilton e Raikkonen pararam na mesma volta e Massa entrou nos boxes um giro antes.

Mas, como era esperado, a Ferrari inverteu as posições de Raikkonen e Massa. Pouco a pouco, o brasileiro foi diminuindo a diferença em relação ao companheiro de equipe, que facilitou a ultrapassagem a sete voltas do final.

Sem ser ameaçado, Hamilton desfilou pela pista de Xangai até a bandeirada final e comemorou muito o resultado com a McLaren. Além de quase sacramentar o título, Lewis conseguiu o triunfo de número 200 da Grã-Bretanha na Fórmula 1.

RESULTADO GP DA CHINA

1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 56 voltas
2º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 14s9
3º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 16s4
4º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 18s3
5º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 28s9
6º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a 33s2
7º - Timo Glock (ALE) Toyota - a 41s7
8º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a 56s6
9º - Sebastian Vettel (ALE) Toro Rosso-Ferrari - 1m04s3
10º - David Coulthard (ESC) Red Bull-Renault - 1m14s8
11º - Rubens Barrichello (BRA) Honda - 1m25s0
12º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m30s8
13º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - 1m31s4
14º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 1m32s4
15º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a uma volta
16º - Jenson Button (ING) Honda - a uma volta
17º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Ferrari - a uma volta

ABANDONOS
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a sete voltas
Adrian Sutil (ALE) Force India-Ferrari - a 43 voltas
Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 54 voltas
VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1min36s525, na 13ª

Nenhum comentário: