terça-feira, 10 de junho de 2008

Porsche faz 60 anos



Montadora completa seis décadas como um dos grupos mais lucrativos do mundo


A Porsche está comemorando aniversário. Exatamente 60 anos atrás, foi fundada uma empresa industrial familiar, que partiu de origens modestas e é hoje uma das mais importantes fabricantes de automóveis esportivos do mundo – algo inimaginável naquela época.


O dia 8 de junho de 1948 marca o início de um novo capítulo na história do automóvel. Nesse dia, o primeiro Porsche, com a identificação número 356-001, recebeu a sua aprovação oficial e homologação para uso nas estradas. “Tudo começou quando eu procurei e não conseguia encontrar o carro dos meus sonhos. Então, eu mesmo decidi construí-lo”, disse Ferdinand Porsche. Até hoje, esse gênio e espírito pioneiro vem moldando a filosofia da empresa.


Nas seis décadas de existência, a Porsche passou por picos e também por declínios. No entanto, graças aos métodos de produção eficientes, à apresentação diferenciada da marca e aos modelos inovadores como o 356, o 911, o Boxster e o Cayenne, o especialista em carros esportivos que começou como uma pequena fabricante rapidamente se transformou em um dos fabricantes de maior sucesso e com maior lucratividade no mundo.


“Atualmente, a Porsche tem muita força. Temos a linha de veículos mais ampla e mais atraente da história da companhia. Temos custos e processos sob controle, assegurando nossa independência durante muito tempo. Sempre nos consideramos o Davi que tem de enfrentar o Golias desta indústria. Essa auto-imagem tem nos moldado no decorrer dos anos, mas também foi o que nos trouxe sucesso”, explica o CEO da Porsche, Wendelin Wiedeking.


Quando Wiedeking assumiu a administração da empresa, em 1992, a Porsche tinha alcançado o pico da maior crise econômica de sua história. A montadora estava no limiar de perder seu bem mais importante: a independência. A Porsche estava pronta para ser assumida por outra marca e isso precisava ser sanado imediatamente. As famílias acionistas, Porsche e Piëch, apoiaram a diretoria da empresa.


Wiedeking e seus colegas da diretoria não apenas produziram o Boxster, mas também fizeram com que a Porsche desse a volta por cima por meio de outras medidas econômicas. Sob termos genéricos como “gerenciamento firme” e “produção firme”, novos fluxos de trabalho organizacionais e de produção foram introduzidos. A hierarquia da empresa e as estruturas de processo foram reorganizadas em todos os níveis. Não demorou muito para que os esforços internos melhorassem a produtividade e para que a linha de produtos recém-desenvolvida tivesse um impacto positivo. Já em 1995, a Porsche estava tendo balanços financeiros positivos e começou a assumir uma posição de liderança ao quebrar recordes de receita, vendas e rendimentos todos os anos.


Além do balanço financeiro, a reputação da marca Porsche reflete a posição excepcional da empresa. Pela quinta vez consecutiva, gerentes alemães de renome de todos os setores da indústria elegeram, através de uma pesquisa feita pela revista Manager Magazin, a Porsche AG como sendo a empresa que tem a melhor imagem. O prestigioso Estudo sobre Qualidade Inicial, conduzido pelo instituto de pesquisas norte-americano J.D. Power, classificou a Porsche em primeiro lugar pela segunda vez. E o estudo de Apelo feito pela J.D. Power confirmou que o fabricante de veículos esportivos com sede em Stuttgart foi, pela terceira vez consecutiva, considerado pelos consumidores norte-americanos como a marca mais atraente.


Os testes de emissão e a participação na VW


Nesses 60 anos, a Porsche trabalhou muito para alcançar essa imagem especial, tanto por meio de variadas inovações como, em particular, em relação à área de proteção ambiental. Os engenheiros da Porsche nunca estão satisfeitos em apenas cumprir as leis ambientais aprovadas pelos legisladores: eles sempre tiveram como objetivo fazer mais que o exigido. Os veículos da Porsche devem também ser considerados exemplos a serem seguidos no que diz respeito à proteção ambiental. Já no ano de 1966, o primeiro teste de emissões autorizado na Europa foi realizado com um 911. Não demorou muito e uma agência em separado foi estabelecida para testar também os valores de emissão de veículos produzidos por outros fabricantes.


A Porsche desenvolve novas tecnologias não apenas para melhorar as características de direção dos veículos, mas também para continuamente aperfeiçoar os carros em relação à sustentabilidade ambiental. Nos últimos 15 anos, a Porsche obteve sucesso nas iniciativas de redução de consumo de combustível por seus novos veículos, com a conseqüente redução das emissões de dióxido de carbono, em 1,7% em média, todos os anos. Além disso, até o ano de 2012, o consumo de combustível dos veículos Porsche terá uma redução da ordem de 20%. Novas tecnologias inovadoras do motor e a direção híbrida para o Cayenne e o Panamera farão com que isso seja possível.


O ex-chanceler Gerhard Schröder disse certa vez: "A Porsche é um modelo para a Alemanha”. Ele não somente se referia à engenhosidade que é a característica da empresa, mas também à imagem do Davi para a Porsche, uma pequena indústria fabricante de veículos que foi capaz de enfrentar os Golias de sua indústria nos últimos 60 anos. Com o selo de qualidade “Fabricado na Alemanha”, sua rejeição a subsídios e seu senso de responsabilidade social para com seus funcionários, a Porsche nunca perdeu de vista o caminho que deseja seguir. Isso inclui o passo que a Porsche tomou em direção a um novo futuro em setembro de 2005: a sua participação majoritária na Volkswagen. Detendo quase 31% de seu capital de ações com direito a voto, a Porsche é, agora, a maior acionista da VW. No decorrer deste ano, sua participação aumentará para mais de 50%.


O objetivo é claro: sob a denominação Porsche Automobil Holding SE, será assegurado o crescimento tanto para a Porsche como para a Volkswagen, graças à sua parceria comprovada de desenvolvimento e produção e também à independência de ambas as empresas. Wendelin Wiedeking, presidente da diretoria, promete: “A Porsche continuará sendo a Porsche no futuro, da mesma forma que a Volkswagen continuará sendo a Volkswagen. Essa é a receita do sucesso".








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