quarta-feira, 7 de maio de 2008

Microsoft e Hyundai formam parceria para tecnologia de som automotivo


Carros terão sistema controlado por voz que conecta aparelhos móveis aos alto-falantes.
Expectativa é estrear o sistema nos Estados Unidos em 2010.

A Microsoft e a maior montadora de automóveis da Coréia do Sul, a Hyundai, fecharam acordo para construir um sistema de música e informação que estrearia em carros vendidos na América do Norte em 2010.


As companhias não revelaram os termos financeiros do acordo, mas a Casa Azul, sede da presidência sul-coreana, anunciou que a Microsoft e a Hyundai investiriam respectivamente US$ 113 milhões e US$ 166 milhões no "Centro de Inovação de Tecnologia da Informação Automotiva", que elas criarão em parceria.


O presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, está visitando Seul para assinar o contrato com a Hyundai. Gates também foi recebido na terça-feira pelo presidente sul-coreano Lee Myung-bak, para discutir cooperação entre sua empresa e grupos do país.


O primeiro produto que a parceria deve desenvolver é um sistema controlado por voz que conecte aparelhos móveis aos alto-falantes de carros.


Versões posteriores devem incluir recursos multimídia e de navegação correlatos, informaram as empresas.


O acordo deve gerar um novo concorrente para o sistema Sync, da Ford Motor, que permite que um motorista use comandos de voz para controlar um sistema que conecta o som do carro a um celular e ao iPod da Apple.


Um detalhe que pode aproximar o sistema de entretenimento para automóveis do mercado de computadores convencionais é que o aparelho poderá adquirir novas capacidades por meio de atualizações de software, informaram as empresas.


O acordo representa uma vitória para a Microsoft, que vem trabalhando para fazer dos automóveis um novo mercado para o seu software, que já domina escritórios e residências.


O mercado para sistemas de dados e informações instalados em automóveis deve crescer acentuadamente nos próximos anos, e montadoras como BMW e Chrysler têm em curso projetos para propiciar acesso à Internet em veículos.


De sua parte, a Hyundai e sua afiliada Kia Motors, vêm enfrentando dificuldade para mudar a reputação de fabricantes de veículos que competem no mercado dos Estados Unidos mais pelo preço do que pela tecnologia.

Nenhum comentário: