quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Uma aventura de 38 dias e 12.570 quilômetros entre o Brasil e os EUA



A paixão por carros alimenta sonhos. Para Luiz César Fanfa, colecionador de automóveis antigos, os projetos começaram a se concretizar em 2001, quando deixou o cargo de diretor de comunicação da GM. "Aos 55 anos, me aposentei pra me dedicar aos carros e às viagens." No ano seguinte, comprou uma picape Chevrolet 63 e decidiu reformá-la para uma viagem aos EUA no ano em que ela completaria 40 anos. Mas, em 2003, Fanfa teve uma epifania.

Em outubro, foi a um encontro de museus de carros antigos em Paris. "Descobri que a reunião seguinte seria em Detroit, em 2005. Então, lembrei que no acervo da GM brasileira havia uma única picape Chevrolet 1960 fabricada aqui. Tive a idéia de levá-la até lá." A montadora topou, e a picape seria, então, doada ao museu da GM, o Heritage Center, em Detroit.

O projeto logo ganhou adeptos: "O Zé Aurélio (José Aurélio Afonso, antigo presidente da Federação Brasileira de Automóveis Antigos) tinha uma Amazonas 63 e quis ir também", recorda-se. Mas o caminhão que transportaria a Amazonas até Manaus, de onde partiriam para os EUA, tombou. "Ajeitei uma Veraneio que tinha e, assim, mantivemos a expedição com três carros", diz Fanfa.

Foram oito expedicionários e 12.570 quilômetros rodados em 38 dias de estrada, passando por Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e México até chegar aos EUA. A turma enfrentou calor de mais de 40° C (sem ar-condicionado nos carros), tempestades, terremoto, frio, furacão Katrina e até abordagem de clandestinos que pediam carona pra cruzar a fronteira dos EUA. "Chegamos a passar 28 horas ao volante, pois, além de data marcada para chegar em Detroit, tínhamos compromissos em países da América Central. E o trâmite de passar pelas fronteiras nunca levava menos de dez horas", conta Fanfa, que teve a tampa do distribuidor da picape 63 trincada por uma tempestade na Costa Rica e enfrentou dificuldades para atravessar a caótica New Orleans, devastada pelo Katrina.

Apesar dos percalços, a equipe chegou exultante a Detroit em 6 de outubro de 2005, dois dias antes da data marcada. "Foi fantástica a entrada da picape no evento, com todos aplaudindo de pé. Muitos vieram nos cumprimentar", lembra o líder da Old Way Expedition.

Só depois, Fanfa entendeu as razões do assédio na chegada ao GM Heritage Center. Naquele dia, a aventura havia sido destaque na primeira página de um jornal local. “Foi a viagem da minha vida." Alguém duvida?

Nenhum comentário: