quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

NEW BEETLE TIPTRONIC 6 MARCHAS


New Beetle: mais marchas, mais fôlego

Adotar a transmissão de seis marchas, com opção de trocas seqüenciais ao gosto do motorista, foi uma boa sacada da Volkswagen para aprimorar o desempenho do New Beetle. Com ela, o simpático modelo, de linhas baseadas no mítico Fusca, dá até a impressão inicial de estar mais forte.

Na verdade, potência e torque continuam os mesmos na versão 2008. O que muda é que o novo câmbio aproveita com muito mais eficiência os dotes do motor de 2 litros do Beetle. A agradável conseqüência disso é que o carro responde muito melhor por conta do maior número de marchas – a versão automática anterior oferecia apenas quatro – e do bem acertado escalonamento de cada uma delas.

Durante o test drive, outra importante constatação: a anunciada suavidade das trocas de marchas, bastante alardeada pela engenharia da fábrica durante a apresentação técnica do modelo, se confirmou na estrada, e isso em todas as opções de uso – a Tiptronic, a tradicional drive (D) e a esportiva (S). O resultado disso para quem dirige chega a lembrar um pouco a eficiência das transmissões CVT. Em outras palavras, não se sente solavancos na passagem de uma marcha para outra.

A quantidade maior de marchas também produziu outro efeito interessante: agora, o Beetle mostra bom fôlego para retomar velocidade já a partir de 2 mil rpm, como pudemos constatar nos trechos sinuosos do percurso. Ficou bem mais ligeiro, o que também se traduz em maior segurança na hora de ultrapassar ou de fazer uma manobra de emergência.

Para dispor das seis velocidades, o motorista tem de optar pelos modos Tiptronic ou D. Se dirigir com a alavanca de mudanças na posição S, que troca as marchas em giros mais elevados (uma boa alternativa para quem gosta de acelerar mas não quer ter o trabalho de manusear o câmbio), a transmissão terá como limite a quinta marcha – a última, que funciona como over drive, realmente não combina com essa opção de condução.


MOTOR
Combustível Gasolina
Cilindrada (cm3) 1.984
Nº de cilindros 4
Nº de válvulas por cilindro 2
Potência líquida máxima – kW (CV) / rpm 85 (116) / 5.200
Torque líquido máximo – Nm (kgfm) / rpm 170 (17,3) / 2.400
Posição Transversal na frente do eixo
Taxa de compressão 10,3:1

TRANSMISSÃO
Automático de 6 marchas
Tração dianteira
Relações de marchas:
1ª 4,148
2ª 2,37
3ª 1,556
4ª 1,155
5ª 0,856
6ª 0,686
Ré 3,193
Relação do diferencial 4,316:1

SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada
Traseira Interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal

DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.081
Largura 1.724
Altura 1.498
Distância entre eixos 2.502

DIREÇÃO
Hidráulica Tipo pinhão e cremalheira

FREIOS
Dianteiro Disco de freio ventilado
Traseiro Disco de freio

DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 12,1
Velocidade final (km/h) 182

CONSUMO
Cidade (km/l) 7,5
Estrada (km/l) 14,5
Média PECO (km/l) 10,6
Capacidade do tanque (l) 55

RODAS/PNEUS
Rodas 6,5J X 16
Pneus 205/55 R16

PORTA-MALAS (l) 209

PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.250
Carga útil 480
Total 1.730

PREÇO SUGERIDO
R$ 61.380

(Autoestrada.com.br - Igor Thomaz)

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