Propulsor dispensa comando de válvulas e teria mais desempenho e economia
No próximo ano, Fiat e Alfa Romeo lançarão modelos com um motor revolucionário que dispensa o comando de válvulas. Com a nova tecnologia, essas peças são acionadas por meio de um dispositivo eletromagnético, proporcionando uma redução nas emissões de poluentes em torno de 20% e melhora na performance, de acordo com a montadora.
A tecnologia ainda colabora para reduzir o peso e a perda de energia devido ao atrito entre as peças, conseqüentemente aumentando o rendimento do motor. Na Fiat européia, o recém-lançado 500, sucesso de público da marca, foi escolhido para estrear a novidade, enquanto na Alfa Romeo o motor virá a bordo do novo modelo ainda em desenvolvimento apelidado de “Junior”.
Devido ao espaço para abrigar o novo mecanismo de acionamento das válvulas, motores desse tipo eram inviáveis comercialmente, mas, com o avanço da tecnologia desenvolvida por empresas como Valeo, Lotus Engineering e Jacobs Vehicle Systems, eles passaram a ter um futuro promissor inclusive em versões movidas a diesel.
No próximo ano, Fiat e Alfa Romeo lançarão modelos com um motor revolucionário que dispensa o comando de válvulas. Com a nova tecnologia, essas peças são acionadas por meio de um dispositivo eletromagnético, proporcionando uma redução nas emissões de poluentes em torno de 20% e melhora na performance, de acordo com a montadora.
A tecnologia ainda colabora para reduzir o peso e a perda de energia devido ao atrito entre as peças, conseqüentemente aumentando o rendimento do motor. Na Fiat européia, o recém-lançado 500, sucesso de público da marca, foi escolhido para estrear a novidade, enquanto na Alfa Romeo o motor virá a bordo do novo modelo ainda em desenvolvimento apelidado de “Junior”.
Devido ao espaço para abrigar o novo mecanismo de acionamento das válvulas, motores desse tipo eram inviáveis comercialmente, mas, com o avanço da tecnologia desenvolvida por empresas como Valeo, Lotus Engineering e Jacobs Vehicle Systems, eles passaram a ter um futuro promissor inclusive em versões movidas a diesel.
2 comentários:
Não é novidade, tampouco inédito. A Renault ja desenvolveu motores camless (sem comando) em 1987 para a Fórmula 1 por acionamento hidropneumático. Embora o acionamento por solenóide seja relativamente novo, não foi criado pela Fiat.
foi sim... mané
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