quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Fiat Coupé

O Coupé foi lançado em março de 94 no salão de Genève, e chegou aos revendedores em maio daquele ano. Trazido para o Brasil pela Fiat nos anos 95 e 96 - cerca de 1500 carros com motor 2.0 16v (semelhante ao motor do Tipo 16v) - com algumas poucas variações de opcionais (banco em tecido ou couro, teto solar, airbag) e nas cores amarelo e vermelho (lisas), e verde, azul, cinza e preto (metálicas).

O 2.0 16v também tinha uma versão Turbo, que não chegou a vir para o Brasil, exceto por algumas importações independentes. O carro não foi um sucesso de vendas no país, mais pelo custo do que pelo produto - e alguns demoraram bastante a vender - diversos deles foram faturados, ainda 0 km, durante 97 e até 98... bom para quem comprou!

Na Europa, a motorização foi atualizada em 97 para os 5 cilindros 20v da linha Marea, e as versões Turbo fizeram grande sucesso graças justamente à relação custo/benefício, somados ao design que nunca vai envelhecer.. (havia ainda uma versão 4 c 16v, com o motor 1.8 do conversível Barchetta, que foi inclusive o motor da última versão especial produzida).

Em meados de 2000, foi anunciado o término da produção do esportivo, configurando um ciclo bastante longo para um carro da categoria. No início de 2001, ainda haviam muitos carros 0 km, a maioria destinada à exportação para países do oriente ou para a Inglaterra, por possuírem o volante à direita. Consta que estejam sendo montados ainda cerca de 200 unidades em série especial, para venda sob encomenda.

Não existe previsão de lançamento de um próximo esportivo Fiat. A história mostra que isso não preocupa a marca, principalmente agora que detém o nome Alfa Romeo para representar a esportividade.

A produção dos Coupé ultrapassou o total de 70 mil unidades.








2 comentários:

Anônimo disse...

Este carro é lindo!!

Eu quero um, mas não tenho dinheiro para comprar.
Se alguém quiser me doar um, prometo que vou cuidar muito bem...rsrs
Hélio.

Unknown disse...

Realmente o design não vai envelhecer nunca, e para quem gosta de ferrari e não tem o suficiente em conta para isso, maioria de nos mortais, um fiat coupe é um primo distante mas com bastante DNA, bom, bonito, acessível e prático de se manter na garagem, tenho um amarelo completo, pouco rodado e com kit aerodinâmico, guardado sob capa, só saindo em momentos especiais ou de lazer próprio, virou meu espólio, esse eu não vendo.