quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Como estão os pneus do seu carro?


A Continental anunciou recentemente um teste realizado com o pneu Vmax, em que o pneumático atingiu 390,6 km/h. Segundo a empresa, o ContiSportContact Vmax é o "mais veloz pneu do mundo em linha de produção". Não é o mais veloz já produzido, pois o Bugatti Veyron pode atingir 407 km/h, mas utiliza pneus que não podem ser adquiridos em qualquer loja. Precisam ser encomendados.

O pneu é um dos elementos mais críticos na segurança de um veículo. No caso do Veyron, impôs a velocidade máxima de 407 km/h, pois não havia um pneumático capaz de suportar mais. Ainda assim, só agüenta 15 minutos nesta condição antes de começar a deteriorar. Mas não se preocupe. Esse limite não é atingido porque o tanque de combustível se esgota em 12 minutos.

E não é só no mundo dos superesportivos que o pneu é crucial para o carro. No trânsito não é incomum cruzar com veículos rodando com pneus murchos, carecas, ressecados ou recauchutados. Com o início da época de chuvas, os prejuízos vão aumentar. Nos Estados Unidos, por exemplo, as seguradoras não cobrem seus segurados caso fique comprovado que o acidente foi provocado por pneus em mau estado. No Brasil, infelizmente, ainda acho difícil alguém ser responsabilizado por acidentes causados por negligências desse tipo.

Por isso, tanto faz se você anda num Bugatti Veyron ou num Fiat Mille, sua vida está em risco se seus pneus estiverem ruins.

(Ulisses Cavalcante - Autoesporte)

Nenhum comentário: