segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Volkswagen Corrado


- Antes da descontinuação do Scirocco, a VW já preparava um novo coupé chamado Corrado, que significa correr em espanhol, antes de ser feita a decisão do nome do veículo, o nome "Typhoon" estava sendo coagitado; o codinome dos protótipos que realizavam testes de resistência no Canadá era "Memphis".




O Corrado foi projetado pela Karmann em Osnabrück, onde chegou a ser fabricado na mesma linha de montagem do seu antecessor Scirocco e também o Golf Cabrio. A plataforma deriva da usada no Golf II com as devidas modificações.









O Corrado foi realmente um belo um cupê com linhas limpas e fluidas, um desenho robusto, onde se destaca o longo capô e a linha de cintura que subia conforme se aproximava a traseira.

Foram montados no total 97.521 Corrados.




- Uma das curiosidades do Corrado é o spoiler traseiro que ao passar de 45 mp/h ou 72 km/h ele sobe para aumentar a sustentação traseira em velocidades mais altas, sistema parecido com o do Porsche 911.



O Corrado foi lançado em 1988 nas versões: 1.8 16v, 2.0 8v e 2.0 16v. Em 1991 ocorreu o lançamento do Corrado G-60 com motor 1.8 8v com o compressor G-60 produzindo 158 cv de potência, tinha como opção o câmbio automático de 4 marchas.



- Em 1992 ocorre a substituição da grade dianteira de 7 aletas por uma de 4 aletas; em outubro do mesmo ano foi lançado o Corrado SLC VR6 (Sport Luxury Coupé) o top da linha Corrado, com motor 2.9 VR6 que desenvolvia 190 cv e 174 cv no VR6 2.8 comercializado nos EUA (1994), a aceleração de 0 a 100 Km/h era realizada em 6,4 segundos no VR6 2.9 destinada ao mercado europeu.


- Em 1993 o modelo sofre uma reestilização em seu interior, com novos instrumentos adicionados, novas teclas no interior, central de travamento aprimorado e um novo sistema de som.





Em 1994 o mercado americano que já possuía o Corrado G-60 recebeu o SLC mas com o motor 2.8 como também ocorreu na Inglaterra.


O ano de 1995 foi marcado pelo anúncio do fim da linha Corrado, para marcar esse acontecimento foi lançada a série especial "STORM" com a produção limitada em 500 unidades equipadas com motores VR6, revestimento interno em couro, rodas BBS de 5 raios, etc.
Clique nos links abaixo e veja informações, ficha técnica e fotos de cada versão do Corrado:
Corrado 1.8 16v
Corrado G-60 1.8 8v
Corrado 2.0 8v
Corrado 2.0 16v
Corrado SLC VR6
Corrado SLC VR6 (série especial "CAMPAIGN")
Corrado SLC VR6 (série especial "STORM")
Corrado Roadster no museu Karmann
Corrado G-60 bi-motor Volkswagen Motorsport
Corrados em Competições
Galeria de fotos de Corrados modificados
Propagandas do Corrado

(Volkspage)

2 comentários:

Carismatic disse...

gostei de alguem se interessar por um esportivo VW pouco conhecido em terras tupiniquins. parabens pelo bom texto.

Guilherme disse...

Carro espetacular. Tenho um VR6 ano 93. Só me dá prazer qdo passeio aos finais de semana. Bela matéria, parabéns.