quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Pioneiros do Automóvel

Gottlieb Daimler, Alemanha, 1834-1900

Daimler inicialmente construiu armas antes de se voltar para a engenharia. Depois de trabalhar na Inglaterra, França e Bélgica, ele se tornou diretor técnico no Deutz AG – a empresa de Nikolaus Otto.

Na fábrica em Colônia, Daimler se juntou ao jovem engenheiro Wilhelm Maybac a fim de desenvolver o motor de combustão interna para impulsionar veículos de rua. Depois de um desentendimento com Nikolaus Otto, Daimler e Maybach saíram da empresa de Otto e abriram a Companhia Daimler de motores .

Eles concentraram seus esforços em produzir o primeiro motor de peso leve e alta velocidade movido a gasolina. Finalmente eles desenvolveram um carburador que vaporizava o petróleo e o misturava com ar. O novo motor de Daimler acelerava 900 rpm – sete vezes mais rápido do que a máquina de Otto.

Em 1886, Daimler e Mayback acoplaram sua invenção revolucionária a uma carruagem de cavalos e aumentaram sua potência, atingindo 16 km/h. Não muito, como se pode pensar, mas para o primeiro carro do mundo, o show de Daimler estava nas ruas.

(Discovery Channel)

Nenhum comentário: