quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Maverick Hot

Em eventos de carros antigos é comum ver Maverick. Na maioria das vezes, o proprietário mantém o modelo todo original ou transforma de uma vez com acessórios modernos que descaracterizam o veículo. Nesta terça-feira, 06.11, no AutoShow Veículos Antigos e Especiais, encontramos em meio as raridades expostas na pista do Sambódromo um Maverick que entre seus atributos possui a mistura do original com a personalização.

O modelo é um GT V8. O proprietário Silvio Mancusi possui o carro há 11 anos e desde que adquiriu o Maverick vem restaurando o modelo. Só para se ter idéia sobre as péssimas condições, quando adquiriu o carro em 1996, Silvio pagou R$ 2.000,00. O principal intuito em restaurar um Maverick foi resgatar os bons momentos que passou com seu Maverick 73 quando tinha 18 anos.

O estilo é Hot, mas a customização não mexeu nos aspectos originais. Quanto ao visual, a pintura prata, cor original, recebeu mais efeitos metálicos e as faixas pretas foram complementadas com escritas vermelhas. As rodas também lembram o estilo da época com o cubo para dentro, mas hoje são aro 15 com pneus 265 na traseira e 225 na dianteira.

Como não poderia deixar de ser, as principais mudanças são mecânicas. O motor V8 originalmente rende 198 cv, depois de adaptações e troca de componentes o Maverick gera cerca de 400 cv de potência, segundo Silvio. Os pistões são forjados, o cabeçote de alumínio, a biela especial e o carburador foi trocado por um quadrijet. O câmbio também recebeu ajustes e a embreagem é hidráulica.

O forte ronco tradicional do escapamento dimensionado pode ser diminuído através de um botão no painel que coloca os abafadores em ação, mais confortável nas viagens. Com tanta potência, a segurança não foi deixada de lado. Os quatro freios são a disco e a suspensão foi reforçada e calibrada para maior conforto, pois o proprietário usa o carro nos finais de semana e nos dias de rodízio.

Por dentro a mistura entre o tradicional e os acessórios modernos é gritante. Os painéis de instrumentos foram trocados por outros mais atuais, mas a estrutura original e a posição foram mantidas. O volante é esportivo e alguns relógios são de competição. Silvio é sócio do Clube do Ford V8 e freqüenta constantemente eventos com seu Maverick, sempre orgulhoso por ter a ajuda do filho na personalização e na caça as peças.
(Autoshow)

Nenhum comentário: