quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Você conhece PNEUS?

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O pneu faz tempo que deixou de ser um simples "pedaço" de borracha, muita tecnologia é empregada na fabricação dos mesmos.
Assista este vídeo promocional da fabricante Michelin:



As partes do pneu

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(Fonte:www.vianetpneus.com.br)
Banda de Rodagem - É a parte que entra em contato com o solo dividida em três partes - Ranhuras, Sucos e Barras.
Nervura central - Das três é a principal parte, onde ocorre a tração;
Sucos - Ele serve para drenar a água e resfriar os pneus;
Ranhuras - Também serve para o resfriamento dos pneus e diminuir a ressonância.
Talão - São partes de fios de aço com cobre e borracha, tem a função de fixar o pneu na roda.
Cintas de aço - São fios de aço, fazem parte da estrutura da carcaça, ajuda a aumentar o contato com o solo, dando mais estabilidade ao veículo, além de proteger o pneu de perfuração de objetos e alguns veículos esportivos, seus pneus possuem duas cintas.
Parede Lateral - É a parte que trabalha junto com a suspensão do veículo, dando conforto ao motorista e aos passageiros.
Ombro - Seu formato ajuda na estabilidade, principalmente nas curvas.
Encordoamento do Talão - É uma cinta de aço interna, que compõe a estrutura do talão.
Carcaça de Poliéster - É a estrutura que suporta as cintas e as borrachas que compõem o pneu, como se fosso o esqueleto do corpo.

Você já parou para saber o que significa tanta "letrinha" e números no pneu do seu veículo?

Essas letrinhas são códigos que tem muita importância, este código indica seu tamanho, largura, raio da roda, velocidade máxima suportada, capacidade de carga e pressão que o pneu usa.
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(Fonte: Pirelli)
A primeira letra informa o tipo de veículo que deve usar o pneu, P significa passeio. LT (Ligth Truck), para caminhonetes, furgões, SUVs e vans. ST (Special Trailer), usados para carretinhas, reboques e trailers. T são relativamente novos aqui no Brasil, são pneus temporários, usados como estepe, também são usados nos carros guinchados acidentados, quando necessário.
Os números 185/75 se referem a largura de banda de rodagem em milímetros e a altura do pneu respectivamente. Neste caso o pneu tem 185 milímetros de largura com altura de 75% da banda de rodagem.
A letra R indica que o pneu é radial, sua composição tem malha de aço com vergalhões paralelos e outros transversais em relação ao sentido de rodagem, o pneu diagonal, tem a malha de aço em sentido diagonal em relação o sentido de rodagem, os carros mais antigos usavam este tipo de pneu e lembrando que eles não podem ser usados sem câmera de ar.
O número 14 é o raio da roda, medida em polegadas. Quando for alterar as rodas tem que ficar atento ao tamanho do pneu, pois pode alterar o funcionamento desde de velocímetro até componentes eletrônicos.
Além deste números temos o DOT que é a identidade do pneu. Um código alfanumérico que indica o ano de fabricação, semana que foi fabricado, unidade fabril de produção e seu lote.
DOT (Department of Transportation - Órgão que regula os transportes nos Estados Unidos)
DOT Y16L 21T2 3901
Y1 = Fábrica de origem
6L = Medida do pneu
21T = Tipo de capacidade do pneu
2 = Categoria do pneu
39 = Semana de fabricação
01 = Ano de fabricação
(Fonte: http://dicionariodemecanica.blogspot.com.br)
Além disso, temos o índice de cargas e velocidades.
Tabela de índice de carga para pneus de carros, SUVs e motos.
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(Fonte: www.pneustore.com.br)
(Fonte: www.pneustore.com.br)
Nesta foto temos o pneu com 82V no final o que significa que ele pode suportar uma carga de 475 quilos e uma velocidade de até 240 km/h.
(Fonte:www.novounoclube.com.br)
(Fonte:www.novounoclube.com.br)
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