terça-feira, 2 de julho de 2013

No Circo tem pão, mas nunca terá ROCK

3040_5013_08-coluna-renato

Domingo quieto por aqui, frio, céu nublado, típico inverno do sul, e aqui na região serrana só para constar, está ventando. Me lembra aqueles estranhos lugares de desolação dos filmes. Mas não foi assim durante todo o dia, houve algum tempo em que tivemos barulho, tivemos algazarra e buzinas, roncos de motores, gritos, e algum estardalhaço. Tudo isso misturado com a euforia de algumas pessoas, não ouso dizer quantas, pois não me dei ao trabalho de espiar pela janela. Acho que é pela minha mania de ser do contra, ou pela indignação, minha grande companheira.

            O Brasil, ou melhor, a seleção brasileira de futebol ganhou a copa das confederações (e o que é que isso tem de ligação com o ROCK você se pergunta), e a galera come o pão, e fica em êxtase, maravilhados, orgulhosos de pertencerem à pátria de chuteiras, como eu vi uma propaganda dizer.

Não pode ser sério isso, eu custo a acreditar. O povo tentando pela insistência de alguns bravos anônimos que caminham nas avenidas já cansados de tanta desigualdade e descaso de um governo injusto, apático, desonesto e cruel, sem falar hipócrita e inoperante barganhar por mudanças tão necessárias e vitais para nossa nação. E a mídia enaltecendo os ´´heróis´´ do campo que deixam a platéia que se dirigiu ao estádio eufórica, com ´´orgulho´´ de ser Brasileiro, inclusive estavam cantando: ´´Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor´´. Ouvindo isso me perguntei se seriam tão orgulhosos assim ao ponto de se juntar à massa que do outro lado fazia manifestações, se sairiam do estádio e iriam exigir condições melhores.

Mas isso tudo não importa, não, definitivamente não, o errado sou eu, o perdido sou eu, a ovelha negra. Claro que sou, afinal de contas, eu me indignei e que vai acontecer? Não vai acontecer nada, a mídia manipula, o povo feliz da vida porque a seleção é campeã vai esquecer que as manifestações questionavam o gasto com a construção dos estádios para a copa. Mas agora são campeões, que venha a copa! Se a seleção ganhar, a copa é barata, e nenhum político precisa explicar os gastos, até as manifestações por um país melhor vão perder a importância, o brasileiro de verdade (aquele que a mídia diz que é o verdadeiro) vai estar entupido de alegria, ouvindo samba, pagode, axé, comemorando com  ´´çurraxco´´, será feriado todo dia que a seleção for jogar, vão comprar a camisa da seleção no camelô porque o dinheiro do bolsa tudo não dá para comprar a original.

Sendo assim, eu não sou brasileiro, eu sou do SUL, o SUL é o meu país. O Rock é minha música, minha consciência meu guia, nesse mundo digital eu insisto em ser analógico.

Só para encerrar, deixo a canção do saudoso Renato Russo e de sua Legião Urbana: Perfeição, que define muito bem a situação do dia de hoje (e infelizmente da nossa realidade vivida há décadas na terrinha do carnaval).


Um Ford abraço

Sabugo


Faça parte do nosso grupo no FACEBOOK  - https://www.facebook.com/SociedadeAutomotiva

Nenhum comentário: