segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um fim de semana sem mistérios

Com um domínio da equipe Mercedes, no fim de semana inteiro, somente num fez funcionar sua tática com um piloto para completar a dobradinha.
Sabemos que nas ruas estreitas de Mônaco, as ultrapassagens são muito difíceis, porém já foi visto em alguns anos anteriores corridas em que houve muitas e poucas ultrapassagens, ou como foi ontem, quase nenhuma. Entretanto, saber o momento chave do intento, é algo mágico, em um circuito marcado pela dificuldade que impõe aos pilotos, qualquer erro não é tolerado, e que se viu foi quase que uma maratona dos pilotos em suas posições de largada desde o momento da mesma. E então a Red Bull fez sua estratégia funcionar e garantiu o segundo e terceiro lugares, com Sebastian Vettel e Mark Webber, respectivamente. Nico Rosberg se manteve na ponta do momento da largada até o final da corrida de maneira simples e sem mistérios: não cometeu erros e fez sua tática funcionar.
Largada do GP de Mônaco
Largada do GP de Mônaco
Felipe Massa que havia se acidentado de forma estranha nos treinos livres, teve talvez seu pior resultado nesta temporada. Como a Ferrari não conseguiu arrumar o carro devido ao acidente num momento muito próximo da classificação, largou em penúltimo lugar e ainda viu se repetir seu acidente na corrida e de maneira mais forte. Fazendo com que o piloto saísse do carro com fortes dores no pescoço. E assim sem maiores problemas, feito os exames de rotina, o resultado foi que estava tudo OK com o piloto que correrá o próximo GP.
Nico Rosberg segue na ponta da corrida
Nico Rosberg segue na ponta da corrida
Com a entrada do carro de segurança na pista as equipes resolveram trabalhar suas estratégias, e assim algumas arriscaram mais e como os pneus tiveram uma reação diferente ao GP da Espanha (onde os compostos duraram bem menos) , houve mais acidentes e com isso Max Chilton, piloto da Marussia, e Pastor Maldonado, da Willians, que em uma manobra fechou o venezuelano e ocasionando o acidente. Com isso a proteção de pneus foi desmontada, obrigando a prova ser paralisada com a bandeira Vermelha, gerando o tempo de 25 minutos de paralisação. Daí então o que se viu foi uma vitória sem riscos, de Nico Rosberg ,da Mercedes, Sebastian Vettel, da RBR e Mark Webber, seu companheiro de equipe. Lewis Hamilton, Adrian Sutil, Jenson Button, Fernando Alonso, Jean-Eric Vergne, Paul di Resta e Kimi Raikkonen, completaram os dez primeiros. Este ultimo, o Raikkonen, se envolveu no fim em um acidente com o mexicano Sérgio Perez, causando uma parada a mais nos boxes e  teve ótima recuperação para completar nos pontos. O piloto alemão Nico Rosberg, repetiu o feito no mesmo momento em que seu pai, o piloto Keke Rosberg, em 1983 vencia,há exatamente 30 anos atrás.
Alexandre Mesquita

Nenhum comentário: