terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Arquivos da Oficina: 001 – Unidades de Medida

As unidades de medida são importante para qualquer mecânico, estudante ou entusiasta. Quando você fala que seu carro faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos, na verdade você está usando, as vezes sem saber as Unidades de Medida.
S.I (Sistema Internacional de Unidades), foi criado em 1960 na 11º Conferência Geral de Pesos e Medidas e ao longo dos anos os países foram adotando seu uso.
Unidades Básicas
Unidades Básicas - SI
Unidades Básicas – SI
Unidades derivadas das Unidades Básicas
Unidades derivadas
Unidades derivadas
Então com as unidades começaram a existir um padrão nas medições, vou usar um exemplo: Hoje sabe-se que uma fábrica de automóveis dificilmente fabrica todos os seus componentes no mesmo lugar, ou no mesmo país. Image que uma peça do motor tenha 15 cm de diâmetro, além de ser fabricada em Hong Kong quando a fábrica principal é localizada na Tunísia. Essa peça tem que ter 15 cm de diâmetro em ambos países, parece lógico não? Mas imagine que cada país citado tivesse uma própria unidade de medida como seria complicado o processo industrial.
Quais as unidades que estamos acostumados a ver nos artigos da revistas automotivas?
Velocidade, tempo, potência, peso, torque,  já pararam para pensar o que significa isso tudo?

Medidas em Polegadas

Volta e meia ao desmontar uma peça de um carro antigo, bicicletas também não escapam, de origem inglesa ou americana vem esta medida diferente, a origem remete ao século XVI, criada pelo Rei Eduardo I, está ligada à medição utilizando o próprio polegar, consistindo na largura entre a base da unha e a ponta do dedo. A média do polegar de um humano adulto corresponde a aproximadamente 2,54 centímetros.
A relação entre polegada e centímetro é: 1 polegada = 2,54 centímetros
Vamos usar um exemplo simples para a conversão de polegadas para centímetros. Vamos supor que um parafuso tem 4 polegadas de altura, quanto seria essa medida em centímetros?
4 pol = X cm , 4 multiplicado por 2,54 = 10,16 cm
E agora uma situação inversa. Um cabeçote do FORD KA do Stéfano Marrara  foi rebaixado em 3 cm, quanto é essa medida em polegadas?
X pol = 3 cm, 3 dividido por 2,54 = aproximadamente 1,18 pol
Facebook

Nenhum comentário: