domingo, 25 de novembro de 2012

Vettel é sexto e fatura tri em corrida histórica em Interlagos


A temporada 2012 da Fórmula 1 se encerrou de forma caótica e com Sebastian Vettel como campeão. Neste domingo, o piloto da Red Bull caiu para o último lugar após acidente na largada do Grande Prêmio do Brasil, mas se recuperou até completar a prova no sexto lugar. O resultado deu o título ao alemão, visto que o espanhol Fernando Alonso não conseguiu a vitória - que foi para o britânico Jenson Button, da McLaren.

Vettel - Tri-Campeão de Fórmula 1
A prova teve momentos de muita emoção até o fim. Alonso, que terminou na segunda posição, teria conseguido o título caso ultrapassasse Button, mas o britânico ostentava uma vantagem muito grande, de mais de 19 s. O resultado garantiu o título de Vettel com 281 pontos, contra 278 do espanhol. O finlandês Kimi Raikkonen, 10º colocado em Interlagos, terminou o Mundial na terceira posição, com 207.
A terceira posição no Brasil foi para o brasileiro Felipe Massa, seguido pelo australiano Mark Webber, da Red Bull, e pelo alemão Nico Hulkenberg, da Force India. Hulkenberg chegou a liderar boa parte da corrida disputada entre períodos de chuva fraca e tempo mais estável, porém se envolveu em acidente com o britânico Lewis Hamilton quando disputava a ponta. O piloto da McLaren abandonou, o que beneficiou Button.
A última volta da corrida foi disputada com safety car devido a outro acidente, do britânico Paul di Resta. O fato deu um pouco mais de tranquilidade a Vettel, que pôde encerrar a temporada e confirmar o terceiro título mundial lentamente.
Aos 25 anos e 145 dias, o alemão se torna assim o tricampeão mais jovem da história da F1. Antes a marca pertencia ao brasileiro Ayrton Senna, que conquistou o terceiro título em 1991 com 31 anos e 227 dias.
A corrida:
Na briga pelo título, Fernando Alonso havia pedido um "caos" no GP do Brasil - e ele veio. A prova começou com chuva fraca que contribuiu para uma largada tumultuada. Cauteloso, Vettel começou em quarto, rapidamente caiu para sétimo e foi tocado por Bruno Senna já na largada.
O piloto da Williams abandonou, enquanto que o alemão caiu para o último lugar, mas, mesmo com a lateral da Red Bull ligeiramente avariada, conseguiu seguir na prova sem ter o ritmo comprometido. Recuperando-se rapidamente, ele chegou ao sexto posto na nona volta e começava a seguir o espanhol Fernando Alonso, que ocupava a quarta posição.
As chuva chegou a aumentar, levando muitos pilotos aos boxes a colocar pneus intermediários a partir da 12ª volta, mas parou de cair poucas voltas depois. Jenson Button e Nico Hulkenberg mantiveram-se na pista com pneus para pista seca e se beneficiaram com isso, passando a brigar pela liderança até que na 24ª volta o safety car foi acionado para que detritos deixados por acidentes anteriores pudessem ser retirados. A relargada aconteceu na 30ª volta e beneficiou Hamilton, que com a pista seca escalou o pelotão até alcançar a liderança no 49º giro, após erro de Hulkenberg.
O britânico comandava o pelotão seguido pelo alemão, por Alonso, Button, Massa, Kobayashi e Vettel, que cometeu um erro de estratégia junto à Red Bull na 53ª volta. Ele parou e manteve os pneus de pista seca embora algumas gotas d'água tivessem começado a cair em Interlagos. Como consequência, precisou voltar aos boxes logo depois, desta vez para acompanhar a atitude dos rivais e colocar pneus intermediários.
Na 59ª volta, Vettel era o oitavo colocado, enquanto que Alonso seguia no quarto lugar, mas não teve problemas para superar Massa e ganhou a posição também de Hulkenberg, punido com um drive through por acidente com Hamilton no 55º giro - o alemão tentava a ultrapassagem para assumir a ponta, mas tocou no carro do britânico, que se viu obrigado a abandonar.
Em segundo, o espanhol da Ferrari seria campeão desde que o alemão da Red Bull terminasse do oitavo posto para trás. Ele superou Kamui Kobayashi para chegar à posição que lhe valia o título - o sétimo lugar, mas não conseguia abrir mais de 2 s de vantagem para o japonês. Ao ultrapassar Michael Schumacher, Vettel passou a ter mais tranquilidade, porém a chuva aumentou na 61ª volta, o que fazia que qualquer erro pudesse dar o título a Alonso, segundo colocado.
Esse momento de tensão seguiu até a 70ª volta, quando Button liderava com quase 20 s de vantagem para Alonso e Paul di Resta perdeu o controle da Force India na Curva do Café, retirando-se da corrida. O acidente provocou nova entrada do safety car, o que levou todos os pilotos a se encaminharem lentamente sob bandeira amarela para a última volta de uma temporada que durou 20 corridas, a última caótica. Assim, o britânico venceu, mas a festa maior foi de Vettel, o tricampeão mundial mais jovem da história. (Portal Terra - EMANUEL COLOMBARI)

Nenhum comentário: