terça-feira, 6 de novembro de 2012

Italianos criticam "inútil" Massa por não conseguir ajudar Alonso

Sétimo colocado do Grande Prêmio de Abu Dhabi, Felipe Massa foi criticado por grande parte da imprensa italiana após a corrida deste domingo. Segundo a mídia, o brasileiro teve uma exibição "inútil", visto que terminou atrás do alemão Sebastian Vettel e não conseguiu ajudar o companheiro de Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, a se aproximar da liderança do Mundial de Pilotos.
 
Massa largou na oitava posição no Circuito de Yas Marina e terminou na sétima. Ele perdeu bastante tempo no 27º giro, quando brigava pelo sexto lugar com o australiano Mark Webber. Após um toque, o piloto da Red Bull saiu do traçado ideal e, ao retornar à pista de forma brusca, assustou o brasileiro, que rodou e em seguida foi aos boxes. Irritado com o incidente, o piloto da Ferrari reclamou dos comissários da prova por não terem punido Webber.
"Uma nota de demérito para Felipe Massa", escreve o jornalista Stefano Mancini em seu blog no diário La Stampa. "Uma coisa apenas deveria ter feito: colocar-se entre Vettel e seu companheiro de equipe, resistir, qualquer coisa que se esperaria de um piloto da Ferrari no momento mais complicado do Mundial. E ele o que faz? Gira. Uma rodada enquanto duela com a Red Bull errada, a de Webber. Inútil e prejudicial".
Largando dos boxes depois de ser excluso do treino classificatório de sábado, Vettel fez corrida de recuperação e, aproveitando-se de duas entradas do safety car, subiu ao pódio na terceira colocação. Assim, ele manteve a ponta da classificação com 255 pontos, contra 245 de Alonso, que largou no sexto posto e terminou no segundo.
"Em Abu Dhabi a diferença entre os pilotos top e seus companheiros de time apareceu imensa: Massa, (Jenson) Button e Weber mostraram desempenhos ridículos, ao menos na comparação com seus colegas", analisa o jornal La Repubblica, citando ainda o britânico, quarto colocado com a McLaren.
Na visão do diário La Gazzetta dello Sport, "Massa nunca foi protagonista (na corrida) tocado-se com Webber quando deveria conter as duas Red Bull para tentar ajudar o 'chefe da equipe'" - uma referência a Alonso, que briga pelo título mundial faltando duas etapas para o fim do calendário, nos Estados Unidos e no Brasil.
No site da revista Autosprint, o brasileiro da Ferrari recebeu nota 5,5 pela atuação em Abu Dhabi, onde teve "uma presença inútil", nas palavras da publicação: "não é de ajuda a Alonso, não breca a recuperação de Vettel e faz briga com a Red Bull errada".
Mais objetivo na descrição da disputa entre Massa e Webber, o jornal Corriere della Sera escreve que "o brasileiro da Ferrari perde o controle e gira, mas depois consegue concluir na sétima posição".
Em abordagem parecida, o Corriere dello Sport analisa que Webber "causou a rodada de Massa, (que foi) talvez intimidado pela pressão" imposta pelo australiano. "Os duelos no meio do grupo lançam Vettel, que pouco a pouco entra na zona de pontuação", completa o diário esportivo.(Portal Terra)

Nenhum comentário: