quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Após seguência de 2012, Vettel domina GPs da Ásia de Fórmula 1

As últimas quatro provas da Fórmula 1 foram realizadas na Ásia. Além de acontecerem no mesmo continente, as corridas têm outro ponto em comum: o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, saiu vitorioso em todas e tomou a ponta do Mundial.

A sequência de quatro vitórias fez com que ele passasse o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, não só na liderança do campeonato. Vettel também se tornou o maior vitorioso na Ásia na história da F1. O alemão soma agora 15 vitórias em solo asiático na carreira, duas a mais do que Michael Schumacher, da Mercedes. Alonso vem em terceiro nesta lista, com 12 triunfos.
Os números de Vettel no Oriente não param por aí. Suas últimas oito vitórias na categoria foram no continente: são três triunfos nos últimos GPs de 2011, e mais cinco em 2012.
A história da Fórmula 1 na Ásia é recente. Enquanto a categoria começou a ser disputada em 1950, a primeira prova realizada no Oriente ocorreu em 1976, no Japão, e foi vencida por Mario Andretti (EUA).
Ao todo, foram realizadas 74 disputas no continente asiático. O Japão foi a principal sede das provas, e já recebeu 30 corridas até hoje. Além do país nipônico, outras sete nações do leste já sediaram provas da Fórmula 1: Malásia, Índia, Emirados Árabes, Coreia do Sul, Bahrein, Cingapura e China.
Com exceção do GP do Pacífico, disputado no Japão entre 1994 e 1995, Vettel tem ao menos uma vitória em cada um dos lugares asiáticos que receberam a F1.
Das noves sedes que já receberam provas na Ásia, Vettel é o recordista de vitórias em quatro delas. O bicampeão venceu mais corridas em Cingapura, na Coreia do Sul, na Índia e em Abu Dhabi.
Vettel é o atual líder do Mundial de pilotos com 240 pontos, 13 a mais que o espanhol Alonso, vice-líder.(Portal Terra)

Nenhum comentário: