quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Primeiro piloto a vencer pela Ferrari completa 90 anos na Argentina

O argentino José Froilán González, primeiro piloto a vencer uma corrida de Fórmula 1 pela Ferrari, completará 90 anos nesta sexta-feira, o que motivou a realização de uma exposição de carros clássicos em Buenos Aires e de um prêmio de uma corrida de Turismo de Estrada em San Luis com seu nome.
Nascido em 5 de outubro de 1922 em Arrecifes, na província de Buenos Aires, González obteve a primeira vitória da história da escuderia italiana em Silverstone, em 14 de julho de 1951, e foi vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1954, ficando atrás apenas do compatriota e amigo Juan Manuel Fangio.
O início de González no automobilismo esportivo aconteceu em 1946. Três anos depois, ele começou sua carreira internacional junto a Fangio, cinco vezes campeão mundial. Ele disputou 115 corridas, a metade internacionais, com 46 vitórias e 80 pódios. Na F-1 participou, de 26 provas e em 18 delas somou pontos, ganhou dois Grandes Prêmios e sete vezes chegou em segundo lugar.
A vitória obtida há 61 anos pela Ferrari na Inglaterra deixou o nome de González para sempre em Maranello, onde foi homenageado em inumeráveis ocasiões tanto por Enzo Ferrari quanto pelo atual presidente da empresa, Luca di Montezemolo.
O argentino, que dedicou boa parte de sua vida à venda de automóveis em Buenos Aires, é o único argentino que ganhou as 24 Horas de Le Mans, em 1954, como companheiro de equipe do francês Maurice Trintignant. EFE

Nenhum comentário: