quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Promotoria alemã prepara denúncia contra Ecclestone por suborno

A promotoria de Munique está preparando denúncia contra o presidente da FOM (Formula One Management) e da FOA (Formula One Administration), Bernie Ecclestone, por suposto suborno a um executivo do banco de crédito estatal BayernLB, que chegaria a 44 milhões de euros (R$ 115 milhões).

O jornal Süddeutsche Zeitung conta na edição desta quarta-feira que os promotores estão fechando o cerco em torno de Ecclestone, contando com o respaldo do subornado, Gerhard Gribkowsky, que estaria disposto a declarar que o chefão da F1 sabia que estava se envolvendo com um funcionário do Estado.
O servidor público, antigo diretor do BayernLB, foi condenado em junho pelo Tribunal de Munique a oito anos de prisão por suborno, desvio de dinheiro e fraude fiscal. Gribkowsky confessou todos os crimes.
Segundo o tribunal, Gribkowsky recebeu em 2006 a incumbência do BayernLB, de vender as ações nas empresas que gerem a F1. Ecclestone queria acabar com a ligação com o banco alemão, com a justificativa de que os parceiros não entenderiam do negócio do automobilismo, conforme explicou o promotor do caso, Christoph Rodler.
Ele conseguiu, com a ajuda de Gribkowsky, que o banco alemão vendesse as ações ao investidor que ele queria: a CVC. O pagamento teria sido feito através de uma fundação no nome da mulher do executivo, via empresas fantasmas em países do Caribe e do Oceano Índico.
Segundo o Süddeutsche Zeitung, os promotores de Munique não estão dispostos a firmar um acordo com Ecclestone para que o dirigente se livre da prisão em troca de pagamento de indenização.(Portal Terra)

Nenhum comentário: