domingo, 16 de setembro de 2012

Em Cascavel, Valdeno preserva os pneus e vence a segunda do ano


Em meio à poeira vermelha do oeste paranaense, paraibano ultrapassa adversários e escapa dos furos de pneus que vitimaram mais de dez pilotos


Após 20 anos de ausência, a Stock Car retornou a Cascavel levantando poeira. Numa prova marcada por diversos pneus rasgados devido ao alto esforço exercido pelas curvas de alta velocidade, Valdeno Brito, que havia largado na quarta posição, conseguiu se manter na pista e faturou sua segunda vitória na temporada, saltando de sétimo para quarto no campeonato. Julio Campos, em sua melhor corrida na categoria, liderou boa parte da prova e terminou na segunda posição. Allam Khodair, vencedor das duas corridas anteriores, completou o pódio da oitava etapa.

Logo na largada, a técnica pista de Cascavel mostrou que não seria fácil chegar ao fim da prova. Átila Abreu manteve a liderança, mas Julio Campos tomou o segundo lugar de Daniel Serra. Vários carros escaparam na primeira curva, levantando muita poeira, no entaanto nenhum deles bateu e a prova seguiu normalmente. Ainda no primeiro terço de prova, a principal dor de cabeça dos pilotos apareceu: o desgaste dos pneus. Xandinho Negrão, Luciano Burti, David Muffato, Ricardo Sperafico, Ricardo Maurício, Popó Bueno e Ricardo Zonta tiveram seus compostos traseiros estourados e foram aos boxes.
A corrida começou a mudar de figura antes mesmo da metade, quando o líder Átila Abreu também teve seu pneu rasgado e perdeu a primeira posição, que foi assumida por Julio Campos. Na mesma volta, um forte acidente originado também por problemas de pneus provocou a entrada do carro de segurança: após uma rodada de Giuliano Losacco, vários concorrentes desviaram por pouco do carro do bicampeão, mas o 37 de Edu Leite acertou o número 9 em cheio, provocando um grande estrago. Felizmente, nada de grave aconteceu com os competidores, mas a corrida ficou sob bandeira amarela por quase dez minutos.
- Furou o pneu bem na entrada da curva, passou muita gente perto, mas quando eu vi o Edu vindo pelo espelho, falei “esse vai bater”. O problema aqui é que esta pista só tem uma curva para a esquerda, o que causa muito desgaste de um lado só – disse Losacco, que desde a etapa de Salvador reintegrou-se à equipe A. Mattheis.
Na relargada, mais favoritos tiveram problemas. Thiago Camilo ainda conseguiu levar o carro aos boxes após o pneu furado, mas Cacá Bueno rodou numa disputa com Allam Khodair pela quinta posição e teve que ser rebocado até o box. Curiosamente, o tetracampeão retornou à pista com uma mangueira de troca de pneus que havia ficado agarrada acidentalmente em seu aerofólio, e quase ameaçou a disputa pela liderança, que ocorria alguns metros depois. Enquanto o carro 0 voltava aos boxes para retirar a peça, Valdeno Brito superou Julio Campos para assumir a primeira posição, de onde não mais sairia. O piloto da A. Mattheis já havia vencido em Curitiba, segunda prova da temporada.
Alguns pilotos impressionaram a todos com suas corridas de recuperação. De pneus novos, após perder a liderança por um furo, Átila Abreu escalou o pelotão com ultrapassagens espetaculares e terminou a prova em quarto lugar. Quem também conseguiu chegar ao fim após grandes recuperações foram os pilotos Max Wilson e Vitor Meira. O campeão de 2010 largou em 26º e cruzou em sexto, enquanto o ex-piloto da Fórmula Indy, que havia saído da 32ª e última posição, ficou em nono. Outro destaque foi Antonio Pizzonia, que largou em 18º e chegou a andar em sétimo, mas também sofreu um furo de pneu, desta vez o dianteiro direito, e ficou para trás.
A próxima etapa da Stock Car 2012 será na pista gaúcha de Tarumã, no Rio Grande do Sul, no dia 30 de setembro.(G1)

Nenhum comentário: