domingo, 2 de setembro de 2012

Button domina GP da Bélgica


O britânico Jenson Button dominou de ponta a ponta o Grande Prêmio da Bélgica e venceu a segunda corrida no ano. O piloto fez apenas uma parada e repetiu o resultado da estreia da temporada, na Austrália. O alemão Sebastian Vettel, em grande prova de recuperação, terminou em segundo e aproveitou o abandono de Fernando Alonso para encostar na classificação.

O piloto da Red Bull chegou a 140 pontos e está apenas 24 atrás do espanhol, que abandonou a corrida antes da primeira curva por causa de um acidente provocado pelo francês Romain Grosjean. O britânico Lewis Hamilton e o mexicano Sergio Pérez também foram envolvidos e saíram precocemente do GP.
O brasileiro Felipe Massa largou em 14º lugar e também fez boa corrida. Conseguiu ultrapassar Mark Webber nas voltas finais e terminou em quinto. Ainda ajudou o companheiro Alonso, já que o australiano era o segundo colocado do Mundial de Pilotos. Agora, com 132 pontos, caiu para terceiro.
O finlandês Kimi Raikkonen, quatro vezes vencedor em Spa, completou o pódio e está apenas um ponto atrás de Webber na classificação. No seu 300º Grande Prêmio, o alemão Michael Shumacher chegou a ocupar a terceira posição, mas precisou fazer uma segunda parada nos boxes e terminou em sétimo.
A corrida



O Grande Prêmio da Bélgica começou movimentado. O francês Romain Grosjean tentou passar Hamilton antes da La Source, primeira curva de Spa-Francorchamps, mas trocou toques com a McLaren do rival. Isso o fez perder o controle da sua Lotus, que bateu na traseira de Sergio Pérez e voou por cima de Fernando Alonso. Os quatro pilotos envolvidos abandonaram.
O safety car ficou na pista por cinco voltas. A batida favoreceu o brasileiro Bruno Senna, que pulou do 17º lugar para o quinto. A dupla da Force India ficou em terceiro e quarto, com Nico Hulkenberg à frente de Paul di Resta. Michael Schumacher largou em 13º e apareceu em sexto. Na volta 11, colocou de lado no francês Kimi Raikkonen, usou a asa móvel e contornou a curva à direita à frente do finlandês para assumir a terceira posição.
Com as paradas, Schumacher ficou em segundo. Na volta 17, as três primeiras posições estavam com o líder Jenson Button, o alemão e Sebastian Vettel, os únicos que ainda não haviam feito pit stop. Os pneus da Mercedes do heptacampeão começaram a se desgastar e Vettel encostou. Antes de tomar a ultrapassagem, Schumacher entrou nos boxes.
Com as paradas, Raikkonen ganhou a posição de Nico Hulkenberg, da Force India, e retomou o terceiro lugar. Vettel parou na 21ª volta e retornou como sexto colocado, à frente de Schumacher.
A 13 giros do fim, o heptacampeão conseguiu voltar a terceiro e passou a levar pressão de Raikkonen. Sofreu a ultrapassagem e caiu para quarto, mas imediatamente utilizou a asa móvel para devolver a manobra. Schumacher, Raikkonen, Hulkenberg e Webber estavam separados por menos de dois segundos.
O finlandês conseguiu passar o alemão mais uma vez, na volta 34, na descida do trecho Eau Rouge. Hulkenberg aproveitou para assumiu o quarto lugar no giro seguinte, mas o piloto da Mercedes conseguiu devolver a ultrapassagem.
Ao ser superado por Nico mais uma vez, abandonou a estratégia de uma única parada e foi aos boxes, retornando em sétimo, atrás de Webber. Isso porque o australiano sofreu uma passada do brasileiro Felipe Massa na freada da curva Les Combes e perdeu o quinto lugar.
Nas voltas finais, a troca de posições diminuiu. Button e Vettel pararam apenas uma vez, abriram vantagem e não foram ameaçados. Terminaram tranquilamente em primeiro e segundo, respectivamente.

(Portal Terra)

Nenhum comentário: