terça-feira, 18 de setembro de 2012

Após ouros na Paralímpiada, Zanardi pode defender BMW no DTM


Bicampeão da Paralimpíada de Londres, Alessandro Zanardi poderia retornar ao automobilismo em breve. A BMW considera a contratação do italiano, 45 anos, para disputar o DTM (Campeonato Alemão de Turismo), conforme publica o site da revista alemã Auto Motor und Sport.
Segundo informa a revista, um porta-voz da BMW indicou o interesse na contratação de Zanardi, mas deixou o assunto no ar ao apontar que "não diz categoricamente que não nem diz categoricamente que sim".
O italiano teve duas passagens pela Fórmula 1 e foi bicampeão da Cart, categoria formada a partir da cisão da Fórmula Indy, em 1997 e 1998. Em 2001, na etapa da Alemanha da série americana, no autódromo de EuroSpeedway Lausitz, em Klettwitz, ele perdeu ambas as pernas em um acidente.
Apesar da amputação, o italiano voltou a correr, competindo com um carro adaptado no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) entre 2005 e 2009. Desde então, passou a se dedicar ao ciclismo paralímpico e se consagrou nos Jogos de Londres, no início de setembro, ao conquistar a medalha de ouro na prova de estrada e na de contra o relógio na categoria H4 (para atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos). Ele ainda ajudou a Itália a ganhar a prata no revezamento H1-4.
A revista informa também que, caso Zanardi realmente chegue a um acordo com a BMW, a estreia no DTM demandaria tempo, visto que o foco atual da marca está no canadense Bruno Spengler, que é o segundo colocado da atual temporada e, faltando duas etapas para o fim do calendário de 2012, está em meio à disputa pelo título.
A categoria de carros de turismo é uma das mais tradicionais do mundo e reúne etapas não só na Alemanha, mas também em Grã-Bretanha, Áustria, Holanda e Espanha. A BMW não disputava o campeonato desde 1993 e retornou este ano com três equipes e seis pilotos, incluindo o brasileiro Augusto Farfus.
No DTM, o italiano correria com um carro modificação, assim como já fez no WTCC, quando competiu justamente pela BMW. Diretor esportivo da companhia, Jens Marquardt disse que a adaptação do carro a Zanardi teria de ser "o primeiro de muitos assuntos a serem examinados, (considerando) desde o design e também razões de segurança".
Durante a Paralimpíada de Londres, Zanardi afirmou que já sentia um certo tédio, projetando a busca por um novo desafio - que provavelmente não seria permanecer no ciclismo de olho nos Jogos do Rio de Janeiro 2016. Ele disse que seria "uma grande ideia" participar das 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy, mas adiantou que não poderia acertar tudo para fazê-lo já em 2013, visto que precisaria de muito tempo para se adaptar.(Portal Terra)

Nenhum comentário: