quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jean Todt quer usar exemplos das pistas para aumentar segurança nas ruas

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, esteve em São Paulo nesta quarta-feira para promover uma campanha mundial de segurança viária instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao lado de autoridades, o francês discursou sobre estratégias para reduzir acidentes e citou o automobilismo profissional como exemplo e teve seu discurso reforçado por Emerson Fittipaldi.

"Nos anos 1970 e 1980 perdi alguns de meus colegas em acidentes", relembrou o francês, que fez carreira como navegador em provas de rali antes de assumir funções de gerenciamento em equipes de competição. "Hoje acho que podemos fazer a diferença. É um desafio fantástico, o melhor que já tive que enfrentar, mas é possível superá-lo", completou.
Todt viaja pelo mundo para divulgar a campanha da ONU ao lado de sua mulher, a atriz malaia Michelle Yeoh, tratada como embaixadora mundial da segurança viária. Em cada país, o francês e sua esposa comandam ações para estimular a segurança no trânsito e buscam personalidades locais para atrair atenção.
No Brasil, os escolhidos foram Felipe Massa e Emerson Fittipaldi, que ressaltaram a importância de campanhas educativas e a evolução da segurança no automobilismo profissional, que deve ser tomada como exemplo para reduzir o número de vítimas e acidentes nas ruas.
"Quando eu comecei na Fórmula 1, por exemplo, eram anos críticos, a gente nunca sabia quem ainda estaria lá no final do ano. Mas dentro do automobilismo de competição, todos os setores melhoraram para aumentar a segurança", disse Fittipaldi. "Os carros brasileiros precisam melhorar, muitos não estão em nível internacional, as estradas, a sinalização, a cultura do motorista. Todos os setores", completou o bicampeão da F-1 na década de 70.
(Gazeta Esportiva)

Nenhum comentário: