quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Chery fará recall de 12.462 veículos no Brasil por amianto no motor

Segundo marca, material pode estar em pequena quantidade nos carros.
Todas unidades de Tiggo e Cielo fazem parte do chamado.

 

 

Após ter carros retirados na Austrália pela presença de amianto no motor, a Chery anunciou nesta quarta-feira (29), no Brasil, que fará o recall de todas unidades de Cielo (hatch e sedã) e Tiggo pelo mesmo problema. Segundo a marca, existe a possibilidade de algumas unidades comercializadas no Brasil apresentarem a presença de amianto.

A empresa informa que não há risco para a saúde dos consumidores, mas adverte aos proprietários que não tentem consertar por conta própria as partes dos veículos onde o amianto pode estar.
No Tiggo, existe possibilidade do elemento estar na da junta do coletor de admissão e escape, enquanto no Cielo, apenas na junta do coletor de admissão.

De acordo com a Chery, o plano de recall já foi enviado para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e, em breve, anunciará aos consumidores quando a operação de recall irá começar. A inalação prolongada de fibra de amianto pode provocar doenças graves, como o câncer de pulmão.
Proibido em diversos países

O uso de produtos com amianto ainda é um tema controverso no Brasil. Em 1995, o Congresso Nacional aprovou uma lei que regulamenta o uso do amianto, mas a legislação foi questionada no Supremo Tribunal Federal, que ainda não julgou o caso.

O amianto é um mineral e uma variedade dessa substância, o amianto branco, é usada na indústria, sobretudo da construção civil, em países em desenvolvimento, mas é proibida na maioria dos países industrializados, devido aos riscos para a saúde. O maior grupo de risco é o de trabalhadores de empresas que trabalham com o produto.

Fragmentos microscópicos de fibras de amianto são potencialmente perigosos quando inalados e podem provocar doenças respiratórias, inclusive câncer.

Na União Europeia, na Austrália e em mais de 20 países, o amianto branco é proibido. Ele é limitado a quantidades pequenas nos EUA e no Canadá. O Brasil é o terceiro maior produtor e exportador de amianto, e o quinto maior consumidor do produto no mundo. Os maiores consumidores são China, Índia e Rússia. Os maiores exportadores, além do Brasil, são Rússia, Cazaquistão e Canadá.
(Auto Esporte)

Nenhum comentário: