domingo, 15 de abril de 2012

Nico Rosberg tem sua primeira vitória na Fórmula 1


Da pole ao podium, o filho do Keke Rosberg consegue sua primeira vitória, a equipe da Mercedes também tem sua primeira vitória depois do retorno ao circo da F1, a última foi com o Fangio em 1955. O carro consegui ficar equilibrado acabando com o gasto acentuado dos pneus e obteve uma vitória no GP da China.
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Completaram o pódio Jenson Button e Lewis Hamilton, que tomou o terceiro lugar na penúltima volta ao ultrapassar Sebastian Vettel e assumiu a liderança do Mundial. Mark Webber também passou o alemão no fim e ficou em quarto, com o bicampeão completando em quinto após a largada da 11ª posição.
Bruno Senna fez mais uma excelente corrida e terminou em sétimo, logo na frente do compannheiro de Williams Pastor Maldonado. Já Felipe Massa adotou uma tática diferente de um pit stop a menos, chegou a liderar a prova, mas acabou numa distante 13ª colocação, quatro atrás do companheiro Fernando Alonso.
Com os resultados, Hamilton agora soma 45 pontos, contra 43 de Button, 37 de Alonso, 36 de Webber, 28 de Vettel e 25 de Rosberg. Senna é agora o nono colocado na tabela, com 14 pontos, enquanto Massa segue sem pontos na temporada-2012.
A CORRIDA
Rosberg partiu muito bem da pole position e logo abriu boa frente para Michael Schumacher, que manteve o segundo lugar com dificuldades, seguido por Button, Kimi Raikkonen e Hamilton. Kobayashi (terceiro no grid), Webber (sexto) e Vettel (11º) largaram mal, enquanto Alonso (nono) e Massa (12º) ganharam posições, bem como Senna, apesar de um pequeno dano na asa dianteira após um toque.
Começou então um jogo de xadrez estratégico e houve uma variação entre dois e três pit stops para os pilotos. Dos líderes, só Rosberg optou por uma parada a menos e, mesmo assim, não sofreu com um desgaste excessivo dos pneus, ao contrário das provas anteriores. Button, Hamilton, Webber, Alonso escolheram parar três vezes e tinham de atacar sempre. Já Schumi deixou a corrida após um mecânico apertar mal a porca da roda dianteira direita - foi o único abandono do GP.
Diante das estratégias diferentes, começaram diversas brigas nas primeiras posições e houve muitas ultrapassagens. Nesse ponto, quem se destacou foi Button, sempre decidido nas manobras, enquanto Hamilton e Webber penaram um pouco mais e Alonso, com um carro de pior equilíbrio, ficou preso atrás de outros pilotos em vários momentos da corrida.
Enquanto isso, do grupo que arriscou fazer só duas paradas, Raikkonen, Massa, Vettel, Senna e Maldonado se destacavam. Massa, por exemplo, chegou à liderança e andou bom tempo em segundo e terceiro lugar, apostando num trecho final forte com pneus macios. Mas inexplicavelmente, o rendimento da Ferrari caiu justamente quando o brasileiro fez a última troca e ele saiu da briga pelos pontos.
Já Raikkonen (principalmente) e Vettel sofreram muito com o desgaste pois fizeram o segundo pit stop muito cedo, enquanto Senna e Maldonado ainda se sustentaram na zona de pontuação. Todos esses acabaram ultrapassados pelo grupo das três paradas e Raikkonen saiu até do Top 10, mas Vettel ainda segurou bravamente o segundo lugar até a penúltima volta, quando foi superado seguidamente por Button, Hamilton e Webber.
Rosberg, por sua vez, vinha tranquilo com a tática de dois pit stops e ainda teve sorte de não ser atacado no fim por Button, já que a McLaren se atrapalhou na última troca de pneus do inglês, que perdeu qualquer chance de tentar a vitória nas voltas finais. Mesmo assim, dificilmente Button venceria e Rosberg guiou com segurança até receber pela primeira vez a bandeirada de vencedor na F-1, na sua 111ª corrida.
A próxima corrida será disputada no próximo domingo, no Bahrein, em meio à polêmica sobre a realização de uma prova num país que sofre com protestos violentos da população contra o governo local.
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA CHINA 
1º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 56 voltas em 1h36m26s929 
2º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 20s6
3º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 26s0 
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 27s9
5º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 30s4 
6º - Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault - a 31s4
7º - Bruno Senna (BRA) Williams-Renault - a 34s5
8º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault - a 35s6
9º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 37s2
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 38s7
11º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a 41s0
12º - Paul di Resta (ESC) Force India-Mercedes - a 42s2
13º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 42s7
14º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - a 50s5
15º - Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes - a 51s2
16º - Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 51s7
17º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari - a 1min03s1
18º - Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault - a uma volta
19º - Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth - a uma volta
20º - Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth - a uma volta
21º - Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth - a uma volta
22º - Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a duas voltas
23º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault - a três voltas
ABANDONO
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 44 voltas (porca solta)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m39s960, na 40ª

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