quarta-feira, 14 de março de 2012

Audi RS3



Em outubro do ano passado, a Audi anunciou o lançamento no Brasil do hatch RS3, uma versão esportiva do A3 Sportback – mas as primeiras unidades só chegaram agora em março às concessionárias. Os R$ 299 mil sugeridos como preço do modelo já denunciam que não se trata apenas de mais um hatch médio. Embora seus 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,40 m de altura o deixem com um porte similar ao de modelos como Hyundai i30, Volkswagen Golf, Fiat Bravo, Citroën C4 ou Peugeot 308, o distanciamento desses hatches se insinua pelas rodas de liga leve de perfil baixíssimo – inusitados 235/35 R19 na dianteira e 225/35 R19 na traseira. 


As mesmas rodas que também revelam hipertrofiados discos de freios com 370 mm na dianteira e 310 mm na traseira. As “más intenções” do modelo da Audi ficam ainda mais explícitas quando se descobre o que está oculto sob o capô. O moderno propulsor 2.5 litros TFSI turbo de cinco cilindros em linha oferece imodestos 340 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Números que fazem do RS3 o mais rápido do mundo do segmento, segundo a Audi. 



A “estrela da companhia” do RS3 segue a atual tendência da indústria automotiva mundial de produzir motores mais leves e mais potentes, com menor consumo e menores emissões. Com apenas 49 cm de comprimento, o compacto propulsor 2.5 litros que move o hatch esportivo da Audi pesa apenas 183 kg. Nele, a tecnologia de injeção direta de combustível FSI se combina com um turbocompressor gera até 1,2 bar de pressão, com intercooler. Todas essas soluções de engenharia automotiva proporcionam ao hatch  de 1.575 quilos a impressionante relação peso/potência de 4,63 kg/cv – próxima à de um esportivo como o Porsche Cayman R, de 330 cv, que fica em 4 kg/cv e custa R$ 399 mil. Segundo a Audi, o RS3 faz, em média, 11 km/l de gasolina e emite 212 gramas de CO2 por quilômetro rodado.


A moderna motorização ainda conta com diversas parcerias tecnológicas a bordo. Como a sofisticada transmissão S-Tronic de sete velocidades com dupla embreagem, que deixa as marchas pré-engatadas e permite que as mudanças sejam feitas de forma praticamente imperceptível – há ainda a opção de acionamento manual através de “shift paddles” no volante ou da própria alavanca do câmbio. Ou o sistema de tração integral permanente Quattro, já conhecido de outros Audi, que distribui a tração por cada eixo conforme a demanda. A suspensão traseira é four-link e está ancorada a um subchassi, o que segundo a Audi lhe dá habilidade para lidar com as forças longitudinais e laterais separadamente. Na dianteira, a suspensão McPherson também conta com subchassi separado. Molas helicoidais e amortecedores redesenhados providenciam o suporte vertical.  



Tanta engenharia poderia passar até despercebida aos olhares mais desatentos, não fosse o trabalho cheio de sutilezas dos designers da Audi no RS3. Os faróis são de xênon com luzes diurnas em leds e compõe uma frente agressiva junto ao spoiler dianteiro, grade frontal e entradas de ar, todos redesenhados em relação ao A3 Sportback. No perfil, se destacam os para-lamas dianteiros em fibra de carbono com plástico reforçado, os retrovisores em alumínio fosco e o spoiler lateral. As rodas com detalhes em vermelho são opcionais e vão agradar os que gostam de um estilo mais extravagante. Na parte traseira, duas ponteiras de escape elípticas posicionadas à esquerda denotam esportividade de forma discreta e elegante. Alguns pequenos logotipos RS3 espalhados pelo modelo reforçam a exclusividade.


Por dentro, os logotipos RS3 também pontuam a decoração, quase toda em tons de negro, sem maior espalhafato. O volante multifuncional tem a base plana e acabamentos em alumínio. A alavanca de transmissão e o quadro de instrumentos também foram redesenhados em relação ao A3 Sportback. Os bancos dianteiros são em estilo concha, como nos carros de competição. Informações típicas dos carros esportivos de corrida – como pressão do turbo e temperatura do óleo – são disponibilizadas ao motorista. E um contador de voltas com cronômetro se encarrega de provocar ainda mais o fetiche de ser piloto de qualquer pacato motorista. Tudo bem coerente com a instigante proposta esportiva do Audi RS3. No Salão de Genebra 2012, que acaba de abrir as portas, a nova geração do A3 é o destaque da Audi. A renovação da versão Sportback e do RS3 está prevista para o  início de 2013. (Auto Press)















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