segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nova Friburgo tem estado de alerta máximo por causa das chuvas na Serra



O município de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, está em estado de alerta máximo por causa das chuvas que atingem a serra fluminense. Voltou a chover na manhã desta segunda-feira, após uma trégua durante a madrugada e alguns rios transbordaram. As estradas de acesso a Nova Friburgo também foram prejudicadas pela chuva.
 Previsão do tempo: primeiro dia útil de 2012 terá pancadas de chuva
 
O secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, acompanha o trabalho da Defesa Civil, que percorrem as ruas para analisar os estragos e alertar os moradores. O sistema de sirenes foi acionado para quem vive em áreas de riscos.  
 
Segundo a concessionária que administra a rodovia RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco), uma árvore caiu na altura do km 44, em Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas. Uma equipe está no local e o tráfego segue em uma faixa. A RJ-130, entre Teresópolis e Nova Friburgo, o trânsito também está em meia pista.

Há um ano, chuva deixa mais de 75 mil afetados
 
Há cerca de um ano a Região Serrana foi sofreu com a tragédia que deixou quase mil mortos e afetou mais de 75 mil pessoas afetadas. A causa da tragédia foi a ocupação irregular do solo e a ineficácia do trabalho da Defesa Civil junto com os três níveis do governo, segundo deputados da Alerj. 
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), apresentou um relatório em que concluiu que houve omissão, ineficiência e interesse eleitoreiro na catástrofe provocada pelas chuvas que atingiu a Região Serrana. O documento também se refere à corrupção constatada nos dias seguintes a tragédia, o que atrasa a recuperação da região.

Nenhum comentário: