segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dan Wheldon morre após acidente na etapa de Las Vegas da Fórmula Indy

Britânico capotou e bateu forte no muro em acidente de 15 carros e corrida foi cancelada
 

O britânico Dan Wheldon, 33 anos, não resistiu a um grave acidente na etapa de Las Vegas da Fórmula Indy e morreu neste domingo (16). Campeão da IRL em 2005 e atual vencedor das 500 milhas de Indianápolis (pela segunda vez na carreira), ele disputava como convidado a corrida que deu o tetracampeonato da categoria a Dario Franchitti (ESC). Ele deixa esposa e dois filhos, sendo um bebê de dois meses.

No acidente, na décima volta e que envolveu outros 15 carros que estavam na corrida, seu  decolou e se chocou violentamente contra o muro de contenção. O piloto ainda foi levado com vida, de helicóptero, para o hospital Univeristy Medical Center, mas não resistiu aos ferimentos. Ele fez 133 corridas na Indy, com 16 vitórias, e vinha trabalhando no desenvolvimento do chassi para o ano que vem.
Em homenagem ao britânico, os pilotos deram cinco voltas simbólicas no oval, pois a corrida, que havia sido paralisada, foi dada como encerrada. Wheldon largava em último e disputava o prêmio especial de US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,5 milhões), que dividiria com um torcedor caso ganhasse.

Antes dele, a última morte registrada tinha sido do americano Paul Dana, nos treinos livres da etapa de Homestead (oval) em Miami, no ano de 2006.

No acidente, outros dois pilotos também foram levados para o hospital: J. R. Hildebrand e Pippa Mann. Eles estão bem e passaram por exames. Ainda se envolveram no acidente os carros com Paul Tracy, Wade Cunningham, Townsend Bell, Jay Howard, Tomas Scheckter, Charlie Kimball, Ernesto Viso, Alex Lloyd, Will Power (que disputava o título da temporada e fica, assim, com o vice) e Buddy Rice. A corrida foi cancelada.(R7)

Nenhum comentário: