sexta-feira, 5 de agosto de 2011

JAC Motors lança o J6



Quarta-feira dia 3, fui à capital paulista para a coletiva de imprensa e test drive do J6, lá depois de quase 3 horas de coletiva com a palavra do Sr Sergio Habib presidente do grupo SHC e o vice-presidente da JAC Motors China, Sr Maofang Dai.

Eu e o Sr Maofang Dai vice-presidente da JAC Motors China





Na coletiva foram apresentados dados sobre as vendas no 1º semestre no Brasil desde o lançamento em 18 de fevereiro do J3 e do J3 Turim além das projeções para o resto do ano e a inclusão do J6 no mercado nacional. Também foram apresentados alguns dados sobre a construção da fábrica no Brasil, ainda sem local definido.

Sergio Habib presidente do grupo SHC

O grupo SHC possui 89 concessionárias com 5000 colaboradores e com projeção de vendas de 100.000 veículos novos e 45.000 veículos usados para até o fim de 2011. Com  projeção de crescimento de vendas no Brasil de 5% ao ano até 2014.

JAC MOTORS

A JAC Motors possui seu centro de design, pesquisa e desenvolvimento em Turim, com colaboração de Pininfarina, além do centro de pesquisas em Tóquio.

Tem fábrica robotizada com equipamentos de ponta europeus e japoneses, seus produtos são adaptados ao gosto dos brasileiros (O J3 e J3 Turim tiveram mais de 242 modificações para o modelo comercializado na China).

Mercado Brasileiro

O mercado brasileiro é dominado pelas "quatro grandes", Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford com 71,03 % do mercado que equivale a 1.250.000 unidades (1º semestre de 2011), em 2001 era de 84,2 %, os dados mostram a tendência desde número cair e ficar no patamar de países como Alemanha, Japão e Estados Unidos, onde as grandes locais chegam a um pouco mais de 50 %.

As "New Comers" que são Renault, Peugeot, Citroën, Honda, Toyota, Mitisubishi, Kia, Hyundai, JAC, Chery, Nissan entra outras, possuem 28,97 % (1º semestre de 2011) contra 15,8% em 2001. O número total de veículos emplacados no 1º semestre de 2011 chega a 1.640.000 veículos sendo 5,5 % - ABEIVA (90.400), 18,1 % - ANFAVEA (296.000) e outros 0,1 % (1900).

Os veículos chinenes correspondem a 6,5 % dos veículos importados (25.300).

O J6

O J6 é um carro que veio para ser líder no segmento no Brasil, o carro faz lembrar a falecida Filder da Toyota só que um pouco maior, com até 7 lugares o que o faz concorrente direto das minivans.

Dados do veículo


Com 4,55 m de comprimento, 1,77 m de largura, 2,71 m de entre-eixos, 1,66 m de altura com peso de 1,5 t. Motor 2.0 16 v DOHC, potência de 136 cv a 5.500 RPM, torque máximo de 19,1 Kgfm a 4.000 RPM, velocidade máxima de 183 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1 s.








O carro possui duas versões o J6 2.0 5S e o J6 2.0 Diamond 7S, com preço de R$ 58.800 e R$ 59.800 respectivamente, como opcionais: bancos de couro, rodas aros 17 (Diamond) e pintura metálica.

Impressões

Olha o programa VRUM também presente na coletiva

Gostei do carro, como já disse é um carro que não encontrará concorrência, bem acabado, cheio de acessórios como entrada para USB, porta óculos, porta copos, ar condicionado digital, freios ABS com EBD (funcionam muito bem!), sua suspenção independente nas quatro rodas garantiu o carro entrar nas curvas com perfeição, mesmo sendo um carro aparentemente familiar, air bag duplo, regulagem eletrônica dos faróis, outra coisa que me chamou muito a atenção foi a possibilidade de retirar com facilidade os bancos traseiros e ter um porta malas de 2.200 litros.

Faltou um câmbio automático e um teto solar  na minha opinião.

Fábrica no Brasil

Quanto a fábrica no Brasil a JAC Motors em conjunto com o grupo SHC projetam uma produção inicial anual de 100.000 carros, em dois turnos com 900 milhões de Reias de investimentos gerando um total de 13.500 empregos destes 3.500 de forma direta. O local está ainda em estudo, uma sugestão que dou é a implantação no município de Maricá no estado do Rio de Janeiro, possui mão-de-obra qualificada (Grande Rio) pronta, já está próximo do anel viário em construção e perto dos fabricantes de componentes além de ter benefícios como grupo PSA teve para se instalar no munício de Porto Real.

O test drive teve uma pausa para um almoço no restaurante CASCUDO no belíssimo município de São Roque, onde estava um temperatura ambiente de 8 graus às 15 h. Olha o aquecerdor aí na foto

Abraços aos amigos Fábio (Carplace) e Danilo (Autozine)

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