quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saab consegue empréstimo de US$ 35,9 milhões para retomar produção

Montante foi garantido pelo fundo Gemini Investment Fund.
Montadora diz que vai pagar salários e negociar com fornecedores.

A montadora sueca Saab Automobile anunciou nesta quarta-feira que garantiu o empréstimo de 25 milhões de euros (US$ 35,9 milhões) pelo fundo de investimentos Gemini Investment Fund para retomar a produção “em breve”. Com montante vai garantir o pagamento em atraso de funcionários e novos acordos com fornecedores.

Os juros anuais no empréstimo são de 10% e o preço de conversão por ação é de 1,38 euro. Com o empréstimo, a venda de parte de sua fábrica e uma encomenda de um comprador chinês não identificado, a Saab Automobile garantiu nesta semana 66 milhões de euros em financiamento. No entanto, a companhia espera ainda receber 29,1 milhões de euros de empréstimos do Banco Europeu de Investimento.

A produção da Saab foi interrompida nos últimos três meses devido a contas não pagas a fornecedores. Na semana passada, a empresa divulgou que não tinha dinheiro suficiente para pagar os salários de seus empregados, e se aproximava de seus fornecedores com uma oferta para quitar apenas 10% de suas contas pendentes em uma tentativa de retomar a produção.

A companhia tem tentado obter financiamento adicional, mas ainda não obteve a autorização necessária de órgãos reguladores do governo para concluir um acordo. A Saab fechou, inclusive, a venda de mais de 50% de suas ações para as empresas chinesas Zhejiang Youngman Automobile Co. e Lotus Pang Da Automobile Trade Co. Mas os investimentos estão aguardando aprovações de autoridades suecas e chinesas, o que poderia levar meses.(Auo Esporte)

Nenhum comentário: