segunda-feira, 13 de junho de 2011

Preços do etanol caem em 21 estados, aponta ANP

Porém, houve aumento de preços no Acre, Amapá, Ceará, Paraná e DF.
Em um mês, queda média acumulada do etanol chega a 13,98%.

Os valores médios do etanol hidratado caíram nos postos de 21 estados brasileiros na semana passada, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com o levantamento, houve aumento de preços no Acre, Amapá, Ceará, Paraná e Distrito Federal. Em Roraima, os valores médios ficarem estáveis.

A queda semanal média nos postos brasileiros avaliados pela ANP foi de 1,34%, para R$ 1,913 o litro, o que levou o etanol a 69,06% dos R$ 2,770 cobrados pelo litro da gasolina no país. Com isso, apesar de a gasolina ter vantagem na maioria das unidades da federação, se considerada a média dos preços do país o uso do etanol é mais vantajoso para o consumidor que possui um veículo flex (bicombustível). Em um mês, a queda acumulada do etanol na média brasileira chega a 13,98%.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina - ou seja, o motorista tem vantagem econômica com o preço do combustível de cana até esse porcentual do valor cobrado nos postos pelo derivado de petróleo.(G1)

Nenhum comentário: