segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vettel vence dramático e acidentado GP de Mônaco


Com troca de pneus providencial em bandeira vermelha, alemão resiste a Alonso e Button em prova com disputas e acidentes

Sebastian Vettel conquistou de forma dramática sua quinta vitória em seis corridas na temporada da Fórmula 1, num emocionante e dramático Grande Prêmio de Mônaco, marcado por disputas, ultrapassagens, variações estratégicas e acidentes.


Vettel suportou por muitas voltas a pressão de Fernando Alonso e Jenson Button, que completaram o pódio, mas teve uma senhora ajuda do regulamento: após uma bandeira vermelha a poucas voltas do fim, foi permitida a troca de pneus a todos os carros e Vettel, que usava o mesmo jogo desde a 16ª volta e sofria para resistir aos rivais, ficou nas mesmas condições de quem o atacava.

No acidente que causou a bandeira vermelha, Vitaly Petrov machucou a perna e teve de ser levado para o Hospital Pricesa Grace de Monte Carlo, mesmo local onde está internado Sergio Perez, que havia batido no sábado. Mas o estado de saúde do russo da Renault não preocupa.

Também marcaram pontos, da quarta à décima posições, Mark Webber (Red Bull), Kamui Kobayashi (Sauber), Lewis Hamilton (McLaren), Adrian Sutil (Force India) Nick Heidfeld (Renault), Rubens Barrichello (Williams) e Sebastien Buemi (Toro Rosso).

Felipe Massa, da Ferrari, abandonou mais uma vez na temporada devido a um acidente no túnel, causado por problemas na asa dianteira após uma colisão anterior com Hamilton.

Com os resultados, Vettel chegou a 143 pontos contra 85 de Hamilton, 79 de Webber, 76 de Button e 69 de Alonso.


A CORRIDA

Vettel largou bem e manteve a liderança, seguido por Button e Alonso, que passou Webber. Michael Schumacher quase ficou parado no grid e caiu de quinto para décimo, enquanto Rosberg aproveitou para ficar em quinto, à frente de Massa. Ainda na primeira volta, Schumacher passou Hamilton no grampo do Loews.

O trio formado por Vettel, Button e Alonso logo abriu boa vantagem sobre Webber, que corria sozinho em quarto. Mais atrás, Rosberg segurava Massa, Maldonado, Schumacher e Hamilton. Com poucas voltas, Schumacher perdeu desempenho e foi ultrapassado por Hamilton. Na 13ª volta, Massa forçou a ultrapassagem em cima de Rosberg e foi para quinto.

Button foi o primeiro dos ponteiros a trocar os pneus, com Alonso e Vettel parando em seguida. Pela primeira vez no ano a Red Bull se atrapalhou numa troca e Button ficou com a ponta, à frente de Vettel e Alonso. O erro da Red Bull ainda prejudicou Webber, que vinha logo atrás para seu pit stop e perdeu ainda mais tempo.

Mas na primeira rodada de pit stops, Button e Alonso colocaram outro jogo de pneus supermacios, enquanto Vettel pôs um set de macios, já que o uso de dois tipos de borracha é obrigatório. Button, então, começou a abrir de Vettel, que, mesmo com pneus menos aderentes, ainda assim não permitia a chegada de Alonso.

Barrichello, Kobayashi, Heidfeld e Buemi retardaram seus pit stops enquanto Webber, Massa e Hamilton ficaram atrás deles após as paradas. Massa colocou pneus macios e Hamilton pôs supermacios e partiu para cima do brasileiro na briga pela décima colocação.

Na 33ª volta, o inglês forçou passagem na Loews e os carros se tocaram. Massa, que já havia danificado a asa numa colisão ligeira com Rosberg, ficou com o carro ainda mais afetado e perdeu o controle da Ferrari no túnel. O acidente, embora não  grave, tirou o brasileiro da corrida e Hamilton acabou punido pelo incidente anterior.

O safety car entrou na pista e a Red Bull decidiu não chamar Vettel para um novo pit stop e mantê-lo na pista até a bandeirada, enquanto Alonso entrou para colocar pneus macios. Button, em segundo, havia parado pouco antes e colocado supermacios, o que o obrigava a fazer uma parada a mais para usar o jogo compulsório de macios.

Após a relargada, Button ficou algumas voltas pressionando Vettel, mas na 49ª volta entrou para sua última parada e voltou 20 segundos atrás. Enquanto isso, Alonso, em segundo, começava a se aproximar de Vettel, que, vale lembrar, tinha o jogo de pneus macios desde a 16ª volta. Button, com pneus novos, encostava nos dois.

Os três, então, passaram a brigar ferozmente pela ponta e chegaram rapidamente num grupo de diversos carros brigando do sexto ao décimo lugares, e com retardatários por perto. A esperada confusão, de fato, aconteceu na 71ª volta e mudou a história da corrida.

O enrosco começou quando Maldonado passou Sutil, que perdeu o controle do carro e bateu na curva Tabac. Mais atrás, Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov não conseguiram desviar e bateram no S da Piscina. A pista ficou obstruída e a bandeira vermelha foi agitada, interrompendo a prova.

A corrida ficou parada por quase meia hora e, como prevê o regulamento, foi autorizada a troca de pneus para todos os pilotos, o que fez a vitória cair no bolso de Vettel, que antes sofria para se sustentar na pista e acabou conseguindo resistir a Alonso e Button nas voltas finais com a borracha nova.

Mais atrás, Hamilton voltou a aprontar e causou o abandono de Maldonado, que vinha numa excepcional sexta colocação. Com isso, Barrichello, que já havia ganho posições no acidente anterior, subiu para nono e fez seus primeiros pontos no ano.

A próxima prova da temporada será daqui a duas semanas, no Canadá.(Lancenet)


RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 2h09m38s373
2º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 1s138
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 2s378
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 23s101
5º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 26s916
6º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 27s210
7º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
8º - Nick Heidfeld (ALE) Renault - a uma volta
9º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
10º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
11º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a uma volta
12º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a duas voltas
13º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault - a duas voltas
14º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault - a duas voltas
15º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Virgin-Cosworth - a duas voltas
16º - Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT-Cosworth - a três voltas
17º - Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a três voltas
18º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a cinco voltas/acidente

ABANDONOS
Vitaly Petrov (RUS) Renault - a dez voltas/acidente
Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a dez voltas/acidente
Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 45 voltas/acidente
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 45 voltas/mecânico
Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a 47 voltas/colisão

MELHOR VOLTA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m16s234, na 78ª

Nenhum comentário: