segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sebastian Vettel vence GP com recorde de pit stops

Desgaste de pneus provoca 82 trocas de pneus. Ferrari, como de costume, erra em três paradas de Massa, que não pontua

A profecia de Sebastian Vettel após os treinos de sábado funcionou: o GP da Turquia teve intensas disputas, mas apenas do segundo lugar para trás, e o alemão da Red Bull venceu praticamente de ponta a ponta. Sem muitas dificuldades, o campeão mundial não foi ameaçado em nenhum momento e conquistou a terceira vitória em quatro provas com 8s8 de vantagem sobre Mark Webber, que, após bela disputa com Fernando Alonso, conseguiu o segundo lugar quase no fim - o espanhol, que teve ótima atuação, obteve o primeiro pódio da Ferrari no ano.

Também marcaram pontos, da quarta à décima colocações, respectivamente, Lewis Hamilton (McLaren), Nico Rosberg (Mercedes), Jenson Button (McLaren), Nick Heidfeld (Renault Lotus), Vitaly Petrov (Renault Lotus), Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Kamui Kobayashi (Sauber).

Largando de décimo, Felipe Massa teve um excelente início de corrida e chegou a estar entre os cinco primeiros, com belas ultrapassagens. Mas, como já havia feito em outras corridas, a Ferrari fez três pit stops muito ruins com o brasileiro, que perdeu posições importantes e acabou apenas em nono, também atrapalhado por uma saída de pista na curva 8. Para se ter uma ideia, a equipe italiana fez pit stops de cinco, seis e nove segundos com o brasileiro, enquanto, por exemplo, a Red Bull concluiu suas operações numa média de três e quatro segundos.
Já Rubens Barrichello também teve bons momentos na prova, como uma bonita ultrapassagem sobre Michael Schumacher, flertou com os pontos, mas as deficiências do modelo FW33 da Williams o deixaram mais uma vez fora da zona de pontuação, na 15ª colocação.

Com o resultado, Vettel disparou ainda mais na liderança do Mundial. Ele passou a somar 93 pontos, contra 59 do vice-líder Hamilton e 55 do terceiro colocado Webber. Button, com 46 pontos, Alonso, com 41, e Massa, com 24, já estão bem afastados dessa briga.

A prova de Istambul teve ainda um recorde de paradas nos boxes em provas com pista seca: 82. Os constantes pit stops e inversões de posições proporcionaram mais uma corrida cheia de ultrapassagens, devido ao desgaste discrepante dos pneus em diferentes carros. Os destaques foram uma tripla disputa entre Nico Rosberg, Felipe Massa e Jenson Button pelo quinto lugar no começo da prova, uma briga entre Webber e Alonso pela segunda colocação e o combate entre Massa, Michael Schumacher e Jaime Alguersuari pelo 11º lugar no fim.

A CORRIDA

A largada já foi quente, com Vettel mantendo à ponta, mas Rosberg assumindo a segunda colocação à frente de Webber e Alonso, enquanto Hamilton, com um erro na curva 3, caía para sexto, atrás de Button. Massa, com bom começo de corrida, encostava nos pilotos da McLaren. Massa chegou a passar Hamilton, mas a Ferrari cometeu seu primeiro erro da tarde e o brasileiro perdeu nos boxes a sexta ganha na pista.

Após a primeira rodada de pit stops, Vettel, Webber, Alonso e Hamilton ocupavam os quatro primeiros lugares enquanto Button, que retardou demais a primeira parada, caiu para oitavo, e Petrov, que antecipara a parada, era o quinto, à frente de Rosberg e Massa.

O brasileiro, então bem na prova, pressionou Rosberg e, após dura disputa, pulou para quinto. O alemão, que caía de rendimento, também acabou ultrapassado por Button, que fazia boa recuperação com pneus três voltas mais novos do que os rivais.

Mais à frente, Alonso surpreendentemente tirava a diferença em relação a Webber e, com manobra segura, assumiu a segunda posição na metade da prova. Nas voltas seguintes, o espanhol esboçou uma pressão a Vettel, que, no entanto, manteve a distância com segurança.

As principais posições foram mantidas após a segunda bateria de trocas de pneus, mas na terceira a Ferrari voltou a jogar contra Massa, que caiu para nono, no meio de uma dura disputa por posições. Para piorar, o brasileiro errou na curva 8 e ficou até fora da zona de pontuação.

Outras brigas por posições marcaram o fim o GP: Webber, com pneus melhores após a última troca, retomou o segundo lugar de Alonso, e Hamilton, que havia sido prejudicado pela McLaren num dos pit stops, tomou o quarto de Button, que ainda perdeu o quinto para Rosberg.

Alheio ao monte de disputas por posições, Vettel, que usou um capacete com um símbolo turco contra mau-olhado e passeou ileso até a bandeirada. Pelo visto, só muito mau-olhado para tirar do alemão da Red Bull um bicampeonato que se desenha a cada corrida.(Lancenet)


RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA TURQUIA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h30m17s558
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 8s8
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 10s0
4º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 40s2
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 47s5
6º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 59s4
7º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a 1m00s8
8º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a 1m08s1
9º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 1m09s3
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m18s0
11º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m19s8
12º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 1m25s4
13º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
14º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
15º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
16º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
17º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
18º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a uma volta
19º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - a duas voltas
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
21º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - a três voltas
22º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - a cinco voltas
ABANDONOS
Paul di Resta (ALE) Force India-Mercedes - a 14 voltas/mecânico
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a 58 voltas/câmbio
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m29s703, na 48ª

 

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