sábado, 21 de maio de 2011

Fiat TwinAir é eleito o melhor motor do ano

Confira os vencedores das onze categorias no levantamento de 2011

A International Engine of the Year, entidade independente que premia anualmente os melhores motores do mundo, anunciou nesta quinta-feira (19) os resultados do levantamento de 2011. Segundo a organização, os prêmios de melhor motor do ano, melhor motor com deslocamento abaixo de 1 litro e motor menos poluente coube ao 0.9 TwinAir, produzido pela FPT Power Train Tecnologies. O evento ocorreu nesta última quarta-feira (18) em Stuttgart, na Alemanha, e o júri foi composto por 76 jornalistas de 36 países


Esta é a segunda vez que um propulsor com deslocamento inferior a 1 litro ganha o prêmio máximo – até então o único bloco com deslocamento inferior a 1.0 que obteve o troféu esteve presente no Toyota Yaris, em 1999.  Gerando 85 cavalos de potência e 15,3 kgfm de força, o motor TwinAir realiza consumo médio de 23 km/l e emite apenas 95 g/CO2 por km.

Além dos prêmios obtidos melo motor TwinAir, a International Engine of the Year possui oito categorias distintas para a seleção de melhores propulsores. São elas a Best Performance Engine of the Year (motor de melhor desempenho), 1.0 liter to 1.4 liter (entre 1.0 e 1.4), 1.4 liter to 1.8 liter (entre 1.8 e 2.0), 2.0 liter to 2.5 liter (entre 2.0 e 2.5), 2.5 liter to 3.0 liter (entre 2.5 e 3.0), 3.0 liter to 4.0 liter (entre 3.0 e 4.0) e Above 4.0 (acima de 4.0). Confira abaixo os destaques em cada categoria

1.0 a 1.4: O eleito foi o propulsor 1.4 TSI Twincharger da Volkswagen, que une turbo com supercharger. Este é o quinto ano consecutivo de vitória deste motor. A 1.500 rpm, revelou a empresa, o conjunto de sobrealimentadores atua com 2,5 bar, pressão elevada mesmo para um motor compacto. Este 1.4 pode ser ajustado para produzir até 178 cavalos de potência e realiza consumo médio de 16,1 km/l.

1.4 a 1.8: O vencedor da categoria foi o motor 1.6 16V turbo da BMW, que tomou o lugar do propulsor 1.6 16V produzido pela parceria entre a empresa alemã e a Peugeot – que havia ganhado esta categoria nos últimos quatro anos. O motor do Mini Cooper S tem bloco de 4 cilindros, possui injeção de combustível direta com 120 bar de pressão e desenvolve 184 cv.


1.8 a 2.0: Pelo segundo ano consecutivo, quem levou o troféu nesta categoria foi o motor 2.0 biturbo diesel da BMW utilizado no X1. Este motor produz 204 cavalos de potência (o que significa uma potência específica de 102 cv/l, consideravelmente alta para um diesel), realiza consumo médio de 18,1 km/l e emite 138 g/CO2 por km.

2.0 a 2.5: Capaz de produzir 340 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, o motor 2.5 5 cilindros presente no Audi TT foi o eleito da categoria. O consumo de combustível de 10,8 km/l foi eleito como  ótimo pelos avaliadores, uma vez que o propulsor é capaz de levar o esportivo aos 100 km/h em 4s7, além de permiti-lo alcançar a máxima de 280 km/h.

2.5 a 3.0: Nesta categoria, o troféu foi destinado ao motor 3.0 6 cilindros em linha biturbo da BMW. Emitindo apenas 220 g/CO2 por km, o propulsor, cujo bloco é composto de liga de magnésio, realiza consumo médio de 10,8 km/l e é capaz de acelerar o Série 1 M aos 100 km/h em 5s3. Ele gera 40,8 kgfm de torque e 320 cv.


3.0 a 4.0: Com seu motor 4.0 V8 produzindo 40,8 kgfm de força e 420 cavalos de potência, a BMW levou o primeiro lugar nesta categoria em 2008 – e o mantém desde então. Presente no M3, o propulsor foi considerado ótimo tanto para desempenho como para ser utilizado calmamente na cidade.

Acima de 4.0 e Motor de Melhor Performance: Venceu nestas duas categorias o motor 4.5 V8 aspirado com injeção direta de combustível da Ferrari 458 Italia. Embora seja projetado para alta performance, o propulsor do esportivo foi elogiado pela elasticidade, força em baixas rotações e desempenho comedido se for levada em conta sua capacidade. Seu consumo médio é de 7,3 km/l e a emissão de poluentes é de 320 g/CO2 por km.  (Carro Online)

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