domingo, 10 de abril de 2011

Sebastian Vettel vence o GP da Malásia e já dispara

Massa termina a corrida em quinto, à frente de Alonso

Com mais uma atuação impecável, Sebastian Vettel venceu sem grandes dificuldades o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1. É a segunda vitória seguida do alemão nesta temporada e a 12ª na carreira do campeão mundial. Vettel liderou a prova praticamente de ponta a ponta, sempre com tranquila vantagem para o segundo colocado Jenson Button, da McLaren.


Nick Heidfeld, da Renault Lotus, fez ótima corrida e ficou em terceiro. Mesmo com incríveis quatro pit stops, Mark Webber conseguiu a quarta colocação, seguido por Felipe Massa, que teve um primeiro pit stop desastroso, e Fernando Alonso, que danificou a asa dianteira num toque com Lewis Hamilton e fez uma parada extra.

Já Hamilton vinha para conseguir um lugar no pódio, mas perdeu rendimento na parte final da prova e, com um pit stop extra, caiu para sétimo. Completaram a zona de pontuação Kamui Kobayashi (Sauber), Michael Schumacher (Mercedes) e Paul di Resta (Force India).

Rubens Barrichello teve uma corrida cheia de problemas. Na largada teve um toque com Adrian Sutil (Force India) e caiu para último, com uma volta de atraso. Depois, o câmbio quebrou de novo.

Com o resultado em Sepang, Vettel já soma 50 pontos, contra 26 de Button, 24 de Hamilton, 22 de Webber, 20 de Alonso e 16 de Massa. A próxima corrida será já no próximo fim de semana, em Xangai (China).

A CORRIDA

Sem a chuva esperada, a corrida foi decidida pelas estratégias de escolha de pneus. E, de fato, a discrepância entre os pneus macios e duros tornou a prova bem interessante, com mudanças de posições nas últimas voltas graças às táticas diferentes e ainda à asa móvel.

Vettel foi talvez o único que não tenha sido incomodado durante a corrida, pois desde a largada conseguiu imprimir um ritmo, senão massacrante, seguro o suficiente para livrar boa frente, primeiro para Hamilton, e depois para Button.

A tarefa de Vettel também foi facilitada pelo fato de Webber, que tem nas mãos o mesmo carro, ter largado muito mal e caído para décimo. O australiano, com uma tática de quatro pit stops, ainda conseguiu boa reação e quase foi ao pódio após pressionar Heidfeld no fim.

Os dois pilotos da Ferrari tiveram problemas na corrida. Massa, que largou melhor do que Alonso e andou em quinto no início, teve seu trabalho muito prejudicado por um erro da Ferrari na troca do pneu dianteiro esquerdo no primeiro pit stop. Depois, com paciência, voltou ao quinto lugar.

Já o espanhol, que reagiu já na primeira rodada de pit stops e foi para terceiro, aos poucos caiu. Primeiro, pela tática de pneus de Button, que passou por ele e Hamilton na segunda leva de paradas. E depois por um toque em Hamilton, que o fez parar pela quarta vez.

Quem outra vez teve um excelente rendimento foi a Renault Lotus. Heidfeld fez uma corrida muito regular e foi ao pódio, o segundo do time no ano. Já Petrov, que vinha para pontuar, teve um estranho acidente, quando subiu numa zebra e a direção de seu carro quebrou.

Alheio aos problemas dos rivais, Vettel administrou a vantagem no fim para conquistar outra vitória tranquila. Pelo visto, se continuar assim, uma enxurrada de vitórias tranquilas está a caminho do mais jovem campeão mundial da História da Fórmula 1.(Lancenet)

 

Nenhum comentário: