quinta-feira, 28 de abril de 2011

Polícia contraria ordem do Ministério da Justiça e muda contagem de acidentes na Páscoa

Documento mostra que foi acrescentado mais um dia no feriado para "diluir" índice

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) mudou os critérios de divulgação dos acidentes nas estradas no fim do feriado da Semana Santa. A instituição levou em conta seis dias - incluindo a terça-feira (19)  -, contrariando diretamente ordem de serviço do Ministério da Justiça. 

Na madrugada da segunda-feira (18), um e-mail foi encaminhado à central de informações operacionais, instruindo que os dados deveriam englobar a terça-feira, em que não há trânsito. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso á mensagem. No documento, o chefe do Núcleo de Informações Operacional, Henrique Fontenelle Galvão dos Passos, solicita que seja acrescentada a terça-feira ao balanço da Páscoa e determina ainda que a comparação seja feita com o feriado do Carnaval. Normalmente, a relação é com o mesmo feriado do ano anterior.

Os documentos que traçam as diretrizes para coleta e divulgação das ocorrências delimitam o período entre quarta-feira (20) e domingo (24). Esses papéis levam a assinatura do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Considerando só o período entre quarta-feira e domingo, registrou-se uma média 11% superior no número de mortes por dia em relação à Páscoa de 2010. A mesma comparação mostra alta de 15% na média diária de acidentes.

Defesa
A PRF, por meio do assessor de Comunicação Alexandre Castilho, negou que houve objetivo de distorcer os dados.

- Colocamos o dia 19 só para fins estatísticos, não traímos a determinação do Ministério. A quem pediu os dados, foi passado.

Segundo ele, essa decisão foi tomada na quarta-feira e a comparação com o Carnaval foi discutida há um mês.

- Esse e-mail foi mandado aleatoriamente.

A comparação realizada pela PRF, de acordo com Castilho, era a mais adequada por causa do maior fluxo de veículos, considerando também Tiradentes.

Índice 
 
Na segunda-feira (25), a PRF divulgou o balanço dos acidentes durante o que considerou o feriado prolongado da Páscoa: da terça-feira ao domingo. Segundo a instituição, foram 175 mortes nas estradas federais de todo o país. O número seria 18% menor que o contabilizado no último feriado do Carnaval. O Estado em que ocorreram mais mortes foi a Bahia, com 25 vítimas.

Ao longo desse período, foram registrados 3.861 acidentes nas estradas federais, com 2.274 feridos. Os números também são menores que os verificados durante o feriado de Carnaval, no início de março: 7% a menos no total de acidentes e também 7% a menos no de feridos. Minas Gerais foi o Estado campeão no número de acidentes e de feridos, com 515 e 363, respectivamente.

Na ocasião, o coordenador-geral de operações da PRF, Giovanni de Mambro, disse que a redução de 18% em relação ao Carnaval não era motivo para comemorar.(SRZD)

Nenhum comentário: