segunda-feira, 28 de março de 2011

Sebastian Vettel passeia e vence GP da Austrália

Lewis Hamilton e Vitaly Petrov completam pódio em Melbourne e pilotos brasileiros têm corrida desastrosa

O campeão mundial Sebastian Vettel confirmou o favoritismo e venceu praticamente de ponta a ponta o Grande Prêmio da Austrália, prova de abertura da temporada da Fórmula 1, em Melbourne. O alemão da Red Bull terminou com 22 segundos de vantagem sobre o segundo colocado Lewis Hamilton, que, mesmo com danos no assoalho de seu McLaren devido a uma escapada, chegou ao fim. O pódio foi completado por Vitaly Petrov, que teve atuação brilhante com seu Renault Lotus.


Fernando Alonso ainda arrancou um bom quarto lugar com sua Ferrari, depois de uma largada desastrosa, três pit stops e muita luta. Logo atrás, terminaram Mark Webber (Red Bull), que teve atuação apagada, Jenson Button (McLaren), mesmo após uma punição, Sergio Perez (Sauber), um dos grandes nomes da prova, e Kamui Kobayashi (Sauber).

Após o mau treino no sábado, os brasileiros tiveram resultados igualmente desapontadores. Felipe Massa chegou a ganhar três posições na largada, mas aos poucos perdeu rendimento e acabou num distante nono lugar. Já Barrichello caiu para último após um toque na primeira volta, fez recuperação brilhante até o nono lugar, mas jogou tudo fora ao bater em Nico Rosberg e abandonou quando era 15º.

A CORRIDA

As novidades para a temporada como a asa traseira móvel e a volta do Kers (sistema de recuperação de energia cinética) não foram responsáveis por grandes emoções na corrida. Apenas a discrepância entre os pneus macios e duros da Pirelli deram algum tempero à corrida, que teve algumas disputas, mas nenhuma pelas primeiras posições.

Na largada, Vettel manteve sem problemas a liderança, seguido por Hamilton, Webber, Petrov e Massa, que deu excelente partida, enquanto Alonso perdeu cinco posições após um posicionamento ruim na primeira curva.

Mas logo ficou claro que Massa não tinha bom ritmo, tanto que nas primeiras voltas ele teve de neutralizar diversos ataques de Button. Enquanto isso, Alonso se recuperou e encostou nos dois. Na 13ª volta, o inglês, que chegou a reclamar do brasileiro, fez a ultrapassagem mas cortou um S e acabou punido com uma passagem pelos boxes. Alonso aproveitou e ganhou duas posições de graça.

Na frente, Hamilton tentou acompanhar o ritmo de Vettel no começo, mas aos poucos foi ficando para trás. Depois da primeira rodada de pit stops, a diferença aumentou ainda mais após um erro do inglês, que saiu da pista e danificou o assoalho do carro.

Mais atrás, Webber, com desgaste acentuado dos pneus, teve de fazer três pit stops, contra dois de Petrov, que no fim das contas conseguiu um lugarzinho no pódio, o primeiro de um russo na F-1. Para piorar, o australiano ainda deu uma escapada, voltou de seu último pit stop atrás de Alonso e não conseguiu recuperar a posição do espanhol.

Já Massa, que vinha em sexto, continuou perdendo rendimento, a ponto de ser ultrapassado definitivamente por Button. Depois, o brasileiro fez seu terceiro pit stop e ficou atrás dos dois carros da Sauber e Sebastien Buemi.

No fim, Felipe ainda fez a melhor volta e conseguiu passar o Toro Rosso para ficar em nono, mas não teve tempo para alcançar Kobayashi, o oitavo, e o brilhante Sergio Perez, que fez apenas um pit stop e mesmo assim teve ritmo excepcional para terminar em sétimo.

Com tranquilidade, Vettel cruzou a linha de chegada e fez a habitual festa com o pessoal da Red Bull, Foi a 11ª vitória do alemão, que se igualou a Massa e Barrichello. Na F-1 atual, só Alonso, Hamilton e Michael Schumacher, que abandonou após prova apagada, têm mais vitórias.

A segunda etapa do Mundial será daqui a duas semanas, na Malásia.(Lancenet)


RESULTADO FINAL DO GP DA AUSTRÁLIA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h29m30s259
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 22s297
3º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a 30s560
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 31s772
5º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 38s171
6º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 54s304
7º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a 1m05s845
8º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m16s872
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m25s186
10º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
12º - Paul di Resta (GBR)Force India-Mercedes - a uma volta
13º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
14º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a uma volta
15º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a duas voltas
16º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a três voltas

ABANDONOS
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a oito voltas
Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a nove voltas
Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 36 voltas
Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault -a 39 voltas
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 39 voltas
Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a 48 voltas

MELHOR VOLTA
Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m28s947, na 55ª

 

Nenhum comentário: