quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MINI com motor de helicóptero

Turbina usada em aeronave militar foi adaptada ao carro para gerar 420 cv de potência

Há quem diga que o MINI Cooper é o “diabo” no asfalto, devido seu tamanho reduzido e o bom motor, fruto na parceria com a BMW. No caso aqui mostrado, foi utilizado um MINI Cooper S, com motor 1.6 16V turbo que oferece ao minicarro 181 cv de potência a 5.500 rpm e 24,5 kgfm de torque. Bastante coisa para um carro de aproximadamente 1.210 kg. Certo? Bom, sempre é possível dar aquela melhoradinha.

Com certeza essa última frase passou pela cabeça dos engenheiros da BMP Design, uma empresa do Texas que, não satisfeita com a atuação do MINI nas estradas, resolveu presentear o carrinho com um motor de helicóptero. Sim, helicóptero. O propulsor é uma turbina Rolls-Royce Allison 250-C20B, usada em grande escala em helicópteros militares.

Segundo informado pelo site carscoop.com, após a mudança o “MINI a jato” ficou com 420 cv de potência e 55,3 kgfm de torque, quase o dobro nas duas medidas. Nos vídeos abaixo é possível notar que (obviamente) o carro precisou passar por diversas adaptações, até o acelerador mudou de lugar e virou um manche. Vale conferir o vídeo e o MINI Cooper S dando trabalho para um Nissan GT-R numa pista de arrancada.(Carro Online)

 

Nenhum comentário: