quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Toyota anuncia recall de 1,7 milhão de veículos pelo mundo

Falha em tubo e bomba pode levar a vazamento de combustível.
Convocação envolve 16 modelos e não inclui o Brasil.

A montadora japonesa Toyota Motors anunciou nesta quarta-feira (26) o recall de cerca de 1,7 milhão de veículos em diversas partes do mundo. A companhia encontrou defeitos que podem causar vazamento de combustível.

De acordo com a Toyota, dezesseis modelos fabricados entre maio de 2000 e outubro de 2008 estão envolvidos no recall, que não inclui o Brasil. Somente no Japão 12 modelos da marca precisarão realizar o conserto, o que totaliza 1,2 milhão de unidades.

Nos Estados Unidos, cerca de 245 mil modelos de luxo Lexus terão que atender o chamado. O restante está espalhado por outros países da América do Norte, Alemanha e, em menor medida, Rússia e Nova Zelândia.

Os problemas observados (em um tubo e em uma bomba) podem provocar o vazamento de combustível. No Japão foram registrados 119 casos, mas sem a ocorrência de acidentes, segundo os documentos entregues ao governo.

A Toyota, que em 2010 manteve a liderança mundial do setor, convocou vários recalls, que afetaram milhões de carros, nos últimos 18 meses por diferentes problemas técnicos.

A montadora insiste, no entanto, que prefere adotar a medida por precaução para oferecer um serviço melhor aos clientes.(G1)

 

Nenhum comentário: