quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

'Czar' Chaguin tenta hepta nos caminhões

Com ajuda de grande equipe, russo quer soberania no Rali Dacar

Os estágios sobre as dunas foram tudo o que ele precisou: após cair para quinto no geral com problemas no início do Rali Dacar, o russo Vladimir Chagin retomou o controle da categoria Caminhões ao vencer na última quarta-feira a décima especial, no Deserto do Atacama (CHI).


Não é à toa que ele é chamado pelos compatriotas de Czar do Dacar. Numa única especial de 176 quilômetros na areia fofa, ele ganhou 21m38s sobre o compatriota e parceiro de equipe Firdaus Kabirov, abrindo 17m27s no geral.

– Esse ano, temos um caminhão que, mesmo mais potente, é mais dócil de guiar em longas distâncias – revelou ao Jornal Lance o Czar, que conquistou a 61a vitória em especiais no Dacar, recorde na prova.

Mais incrível, na oitava etapa ele fez o quinto tempo entre todos os veículos. Ou seja: só os quatro Volkswagen Toauregs bateram Chagin nas dunas. Ele superou até o BMW de Stephane Peterhansel! Chagin e a equipe Kamaz, vencedora de oito das últimas dez edições, se tornaram peritos no Dacar. A Volks tem os caminhões de apoio e equipamentos tidos como os mais modernos para a manutenção dos quatro Touaregs, mas em números ninguém vence o batalhão de mais de 50 homens da Kamaz. Como um moderno Exército Vermelho, mas vestindo azul, eles cuidam de cinco caminhões – cujas tripulações de piloto, co-piloto e mecânico a bordo somam 15! – e suas peças grandes.

As cenas até parecem de um filme da Guerra Fria, com o pesado equipamento, os relógios digitais vermelhos estilo anos 80 nos caminhões de apoio e as maçanetas de metal dos veículos de corrida. Mas, há mais de uma década, nenhuma montadora ocidental ousa encarar os russos no campo de batalha do Dacar.(Lancenet)

Nenhum comentário: