quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Brasil vira foco de montadoras dos Estados Unidos e Europa

Ex-presidente  Lula participa do  lançamento da
pedra fundamental da fábrica da Fiat , em Suape,
Ipojuca (PE) (Foto: HELIA SCHEPPA/JC IMAGEM/AE)

País já é o 3º mercado da Ford, General Motors, Renault e Volkswagen.

Há dois anos, a Fiat do Brasil ultrapassou a matriz e é a que mais vende.

O Brasil já foi considerado uma "aventura" por multinacionais do setor automobilístico. Hoje, é o terceiro mercado mais importante para quatro grandes grupos - Ford, General Motors, Renault e Volkswagen - e o que mais vende carros da Fiat.

Com venda recorde de 3,5 milhões de veículos novos em 2010, o país confirmou o inédito posto de quarto maior mercado mundial. Com isso, as filiais das montadoras ampliaram as contribuições aos negócios globais, ajudando a amenizar resultados negativos das empresas mães nos Estados Unidos e na Europa.

Há dois anos, a Fiat do Brasil ultrapassou a matriz italiana e é a que mais vende carros da marca no mundo. Nesse período, ampliou sua participação nos negócios globais de 30,5% para 35%.

A Fiat vendeu cerca de 690 automóveis em sua terra natal em 2010 e 760,5 mil no Brasil. O grupo tem fábricas em oito países, entre os quais Polônia - terceiro maior consumidor - e Índia.

Em dezembro passado, a Fiat anunciou a construção de uma fábrica no Brasil em Pernambuco que consumirá investimentos de R$ 3 bilhões e será capaz de produzir 200 mil veículos por ano.(Auto Esporte)

 

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