quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ECPA inaugura primeiro autódromo do interior paulista


Coincidindo com a chegada de seus 21 anos, o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) inaugura o primeiro autódromo oficial do interior de São Paulo, no próximo dia 26, das 9 às 17 horas, em evento que contará com a participação de grandes pilotos do automobilismo e apresentação de várias categorias da velocidade no asfalto.



O novo autódromo tem 2.1 mil metros de percurso, com nove curvas e quatro retas. O fluxo dos carros é no sentido horário e sua estrutura aproveita toda a parte pavimentada já existente, como a reta de arrancada e o circuito oval. Assim, os pilotos têm condições ideais para a prática do automobilismo em geral.



O circuito soma à infraestrutura do ECPA, que também comporta kartódromo, ambulatórios, sanitários, restaurantes, bares e estacionamentos, resultando em um dos maiores e mais completos complexos automobilísticos do país, onde, além das competições oficiais, são realizados testes e treinamentos.



Para o proprietário do ECPA, Benedito Giannetti, a construção do primeiro autódromo no interior paulista beneficia toda comunidade automobilística do Brasil. “São Paulo é a maior referência do país na prática de esportes motorizados. Porém, praticamente todas as categorias e modalidades do Estado estão concentradas no autódromo de Interlagos. A ideia é mostrar que Piracicaba também é uma grande potência do automobilismo”, explica o empresário.



A obra do autódromo teve início em 2005, quando a reta principal – onde são realizadas provas de arranca – foi concluída. Dois anos depois, ocorreu a inauguração do circuito semioval. Agora, será concretizada a terceira e conclusiva parte da empreitada. “O circuito tem uma grande vantagem em relação a todos os autódromos que conheço pelo mundo afora: o público pode acompanhar a prova inteira de um único ponto, sem perder um lance sequer”, informa Dito.



Referência no cenário esportivo nacional, o ECPA vem passando por constantes reformas de ampliação. “Iniciamos a primeira construção em junho de 1988 e inauguramos a pista de terra em agosto de 1989. Já o processo de asfaltamento teve início em 2000 com a construção do kartódromo”, lembra.



Com essa nova inauguração, o ECPA está preparado para receber qualquer competição. “Com este circuito podemos receber provas das mais diversas modalidades e categorias automobilísticas e motociclísticas”, afirma. “Como Interlagos está fechado para reformas e só reabre após o Grande Prêmio Brasil, estudamos a viabilidade de realizar provas ainda neste ano”, conclui.



O ECPA

Localizado numa área de 330.000m2, em Piracicaba, interior de São Paulo, o ECPA é considerado um dos maiores complexos automobilísticos do país, acomodando em suas dependências um autódromo, um kartódromo e uma pista para arrancada, onde realiza atualmente mais diversas categorias esportivas e motorizadas, tendo inclusive contribuído para a formação de vários pilotos que hoje despontam no esporte a motor.(Velocidade Sul)

Nenhum comentário: