quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Camex baixa tarifa de importação de 116 itens de autopeças

Medida integra acordo com Argentina sobre política automotiva comum.
Com decisão, produtos sem similar nacional terão alíquota reduzida a 2%.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), fórum de ministros de estado que discute questões relacionadas ao comércio internacional, decidiu, nesta terça-feira (14), baixar para 2% a alíquota do Imposto de Importação de 116 itens de autopeças. Segundo a Camex, trata-se de uma lista "muito limitada" de peças que não têm similares no Brasil. Para esses itens, a maior parte das alíquotas variava de 14% a 18%.

De acordo com o governo, os produtos foram inseridos no regime de "ex-tarifário", mecanismo de estímulo aos investimentos produtivos no Brasil que reduz custos de aquisição no exterior de bens de capital, informática e telecomunicação, desde que não haja produção nacional.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a alíquota reduzida, porém, vale somente para itens destinados à produção e contempla as negociações de um acordo fechado com a Argentina sobre a Política Automotiva Comum, considerando, ainda, as propostas do setor privado.

O secretário-executivo substituto da Camex, André Alvim, lembrou que o governo anunciou, em maio deste ano, a queda progressiva do desconto incidente no Imposto de Importação de autopeças, que estava em 40%. Desde então, o desconto já diminuiu para 30%. Ou seja, os fabricantes de automóveis já estão pagando uma alíquota maior para importar peças. Na época em que adotou a medida, o governo informou que o objetivo seria o de favorecer a produção de autopeças no mercado interno, em detrimento das compras feitas no exterior.

Alvim afirma, porém, que a redução do imposto de importação anunciada nesta terça-feira não vai de encontro à ação do governo. "A lista é muito limitada. É só o que hoje não existe. Essas peças foram estudadas pelo mercado. Se não estão sendo produzidas, poderá importar por 2%", afirmou o secretário, destacando que cada automóvel possui de 4,5 mil a 5 mil itens.(Auto Esporte)

Nenhum comentário: