segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cacá Bueno vence etapa da Stock em Salvador


Tricampeão quebra jejum e dá passo rumo à vaga nos playoffs

Cacá Bueno aproveitou muito bem o fato de largar na pole position num circuito de rua e venceu neste domingo a sexta etapa da temporada da Stock Car, em Salvador. Tricampeão da categoria, o piloto da Red Bull quebrou um jejum de vitórias que durava exatamente um ano, desde a corrida na capital baiana da temporada passada.

Cacá dominou desde a largada, dada atrás do safety car por causa da pista molhada antes da prova devido à chuva, e soube resistir à pressão de Thiago Camilo e Duda Pamplona, que completaram o pódio.

Com a vitória, Cacá subiu da oitava para a quarta posição na classificação e deu um passo importante rumo à classificação aos playoffs - faltam apenas duas corridas para a definição dos dez classificados.

Na tabela, Átila Abreu segue na liderança apesar de não ter pontuado devido a um toque recebido no início da prova. O piloto da AMG Motorsports continuou com 94 pontos contra 72 do novo vice-líder Max Wilson, que terminou em quinto, e 71 de Ricardo Maurício, 13º colocado na corrida - Cacá subiu para 61.

A próxima etapa será no dia 5 de setembro, em Interlagos. Será a segunda edição da Corrida do Milhão, em que o vencedor ganhará uma premiação de R$ 1 milhão.

A CORRIDA

A etapa deste ano em Salvador foi mais movimentada do que a experiência do ano anterior. Como a pista foi alargada em alguns pontos e o botão de ultrapassagem rendeu um reforço de potência maior do que o normal (100 cavalos), as disputas foram melhores.

No início não houve muitas alterações porque os pilotos partiram em fila indiana atrás do safety car por questões de segurança. Com isso, Cacá e Pamplona dispararam na ponta, seguidos de longe por Allan Hellmeister, que tinha um carro mais lento e segurava um pelotão com Camilo, Nonô Figueiredo e Max Wilson.

Perto da metade da prova, uma garoa caiu em parte da pista e mexeu com as posições. Cacá e Duda chegaram a passar reto na curva da vitória, mas voltaram ao traçado sem perder posições. Mais atrás, Hellmeister saiu mal da curva e foi ultrapassado por Camilo, Nonô e Max.

Dos três, Camilo era o mais veloz na pista e em poucas voltas se aproximou de Cacá e Duda. Naquele momento, Cacá foi um pouco atrasado pelo retardatário Christian Fittipaldi, o que deixou os três muito próximos.

Os três primeiros lugares foram mantidos após as paradas de box, mas Camilo logo em seguida apertou o botão de ultrapassagem no momento certo e passou Duda para ficar em segundo.

A menos de dez voltas do fim, Ricardo Zonta bateu e o safety car entrou na pista, juntando todo o pelotão. Na relargada, Cacá manteve a ponta e Camilo contentou-se com o segundo lugar pois perdeu um pouco de rendimento.(Lancenet)

RESULTADO FINAL DA ETAPA DE SALVADOR
1º - Cacá Bueno (RJ) Red Bull Racing - 50m02s032
2º - Thiago Camilo (SP) Ipiranga Vogel Motorsport - a 3s089
3º - Duda Pamplona (RJ) Officer ProGP - a 3s861
4º - Nonô Figueiredo (SP) Cosan Mobil Super Racing - a 4s684
5º - Max Wilson (SP) Eurofarma RC - a 5s276
6º - Popó Bueno (RJ) A.Mattheis - a 7s536
7º - Marcos Gomes (SP) Blau Full Time - a 9s431
8º - Valdeno Brito (PB) Cosan Mobil Super Racing - a 10s083
9º - Daniel Serra (SP) Red Bull Racing - a 10s468
10º - Ricardo Mauricio (SP) Eurofarma RC - a 11s748
11º - Felipe Maluhy (SP) Officer ProGP - a 13s452
12º - Lico Kaesemodel (PR) RCM Motorsport - a 15s456
13º - Giuliano Losacco (SP) Mico's Racing - a 16s003
14º - Alan Hellmeister (SP) JF Racing - a 16s756
15º - Juliano Moro (RS) Crystal Racing Team - a 17s307

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1º - Átila Abreu (SP) AMG Motorsports - 94 pontos
2º - Max Wilson (SP) Eurofarma RC - 72
3º - Ricardo Mauricio (SP) Eurofarma RC - 71
4º - Cacá Bueno (RJ) Red Bull Racing - 61
5º - Nonô Figueiredo (SP) Cosan Mobil Super Racing - 57
6º - Felipe Maluhy (SP) Officer ProGP - 56
7º - Daniel Serra (SP) Red Bull Racing - 54
8º - Allam Khodair (SP) Blau Full Time - 47
9º - Julio Campos (PR) JF Racing - 32
10º - Thiago Camilo (SP) Ipiranga Vogel - 28
11º - Popó Bueno (RJ) A.Mattheis - 24
12º - Duda Pamplona (RJ) Officer ProGP - 22
Marcos Gomes (SP) Blau Full Time - 22
Lico Kaesemodel (PR) RCM Motorsports - 22

Nenhum comentário: