segunda-feira, 12 de julho de 2010

Webber vence e ironiza Red Bull em Silverstone

Barrichello é quinto e Massa tem outra corrida desastrosa

Com uma atuação impecável, o australiano Mark Webber venceu neste domingo o GP da Inglaterra de Fórmula 1. O piloto da Red Bull assumiu a ponta na largada ao passar o companheiro de equipe Sebastian Vettel e sempre manteve distância segura para Lewis Hamilton, que terminou em segundo. Apesar da vitória, o australiano deixou clara a sua revolta por não ter usado a mesma asa dianteira (mais evoluída) de Vettel e disse pelo rádio na volta aos boxes que o resultado não foi tão ruim para um "segundo piloto", ironizando uma suposta preferência do time pelo alemão.

Com o segundo lugar, Hamilton manteve a liderança do Mundial, com 145 pontos, contra 133 do companheiro de McLaren Jenson Button, que fez ótima corrida de recuperação após largar em 14º e terminou em quarto, atrás de Nico Rosberg (Mercedes). Com a vitória, Webber chegou a 128 pontos e Vettel, que foi o sétimo após ter um pneu furado na primeira volta e agora soma 121.

Rubens Barrichello, da Williams, fez mais uma excelente corrida e terminou em quinto. Também pontuaram Kamui Kobayashi (Sauber), em sexto, Adrian Sutil (Force India), em oitavo, Michael Schumacher (Mercedes), em nono, e Nico Hulkenberg (Williams), em décimo.

Quem teve um GP desastroso foi a Ferrari. Terceiro no grid, Fernando Alonso partiu mal, tocou ainda na primeira volta em Felipe Massa, que teve um pneu furado e caiu para o fim do pelotão, foi punido por ter cortado caminho ao ultrapassar Robert Kubica, teve de fazer um pit stop extra para trocar um pneu furado e acabou em 14º. Massa, por sua vez, se recuperou após o pit stop prematuro, mas depois teve de fazer outra parada após furar outro pneu numa rodada, e foi o 15º.

O outro brasileiro na corrida, Lucas di Grassi, mais uma vez abandonou com problemas hidráulicos em seu frágil Virgin.

A CORRIDA

Após ter reclamado muito da Red Bull por ter usado uma asa diferente da de Vettel por uma opção da equipe, Webber largou melhor do que o companheiro e tomou a liderança. Já o alemão levou um toque de Hamilton e teve um pneu furado, e foi obrigado a ir aos boxes no fim da primeira volta. Quem também teve um pneu furado foi Massa, pelo parceiro de Ferrari Alonso.

Com um excelente ritmo, Webber e Hamilton abriram logo grande vantagem sobre um grupo que tinha Robert Kubica (Renault), Rosberg, Alonso, Barrichello, Schumacher e Button. Após a rodada de pit stops, quem se deu mal foi Kubica, que foi ultrapassado por Rosberg.

Alonso aproveitou para atacar o polonês e fez a ultrapassagem cortando uma curva. Os comissários, que poderiam ter apenas ordenado a devolução da posição, mais uma vez demoraram a analisar o caso e, depois de Kubica abandonar, puniram Alonso com uma passagem nos boxes. O espanhol ainda deu azar, pois o safety car entrou na pista devido a uma colisão entre Sutil e Pedro de la Rosa (Sauber) que deixou detritos. Alonso só pôde pagar a punição após a relargada, quando o pelotão estava todo junto, o que o fez perder muitas posições.

Enquanto isso, quem fazia brilhante corrida de recuperação era Vettel. Com ultrapassagens ousadas, o alemão engolia quem via pela frente, entre eles Massa, Schumacher, Hulkenberg e Sutil, este na penúltima volta. Diante da dificuldade da corrida, o sétimo lugar acabou sendo bom para o alemão pelos pontos somados, mas um magro consolo para uma atuação marcada pela coragem nas ultrapassagens.

Enquanto o companheiro lutava, Webber passeava. Jamais ameaçado por Hamilton, o australiano levou seu carro até o fim para conquistar sua terceira vitória no ano e deixar claro que vai brigar pelo título com a dupla da McLaren e o, segundo ele, "primeiro piloto" da Red Bull, Sebastian Vettel.(Lancenet)

A próxima corrida será daqui a duas semanas, em Hockenheim (Alemanha).
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA
1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1h24m38s200 ( 52 voltas)
2º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 1s360
3º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 21s307
4º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 21s986
5º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 31s456
6º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 32s171
7º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 36s734
8º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 40s932
9º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 41s599
10º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a 42s012
11º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 42s459
12º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 47s627
13º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 59s374
14º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 1m02s385
15º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m07s489
16º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a 1 volta
17º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a uma volta
19º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a duas voltas
20º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - a duas voltas
ABANDONOS
Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a sete voltas
Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 22 voltas
Robert Kubica (POL) Renault - a 32 voltas
Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a 42 voltas
VOLTA MAIS RÁPIDA
Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m30s874, na 52ª

Nenhum comentário: