terça-feira, 6 de julho de 2010

Última unidade do Dodge Viper é entregue a colecionadora nos EUA

Modelo lançado em 1992 fica fora de planos da Fiat para a Chrysler.
Unidade de ‘despedida’ ganhou pintura dourada e faixas escuras.


O último Dodge Viper a ser produzido saiu nesta sexta-feira (2) da linha de montagem. O modelo, que chegou ao mercado em 1992 para substituir o Shelby Cobra, não faz parte do plano da italiana Fiat para reerguer a norte-americana Chrysler. Pelo menos, por enquanto. Já há rumores de que uma nova geração será lançada, mas sem confirmação oficial.

A última unidade, produzida na fábrica de Conner Avenue, em Detroit (EUA), foi entregue à colecionadora texana D'Ann Rauh, que já possui, com seu marido, mais de 40 unidades do modelo. A unidade de “despedida” ganhou pintura dourada e decorada por faixas mais escuras, com desenhos dos circuitos de corrida que fizeram a história do modelo. As rodas são de alumínio forjado pintadas de cinza-escuro.

A primeira versão do muscle car era equipado com um motor 8.0 V10. Após modificações ao longo dos anos, a última versão, de 2008, tem motor 8.4 V10 que gera 608 cavalos de potência e torque de 75,8 kgfm. Ele atinge a velocidade máxima de 325 km/h e é equipado com câmbio manual de seis marchas.
O Viper não entrou nos planos da Fiat pelo baixo volume de vendas, que nunca ultrapassou 2 mil unidades anuais. A fábrica de Conner Avenue vai fechar temporariamente, mas os funcionários serão transferidos para outras unidades da Chrysler.(G1)

 



Nenhum comentário: