segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vettel vence e Webber sai ileso de grave acidente em Valência

Barrichello faz ótima corrida e termina em quarto e Massa não pontua


O alemão Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta neste domingo um monótono Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, em Valência (ESP). A prova ficou mais marcada pelo impressionante acidente do seu companheiro de equipe Mark Webber, que escapou ileso após decolar na traseira do Lotus de Heikki Kovalainen.

O inglês Lewis Hamilton, mesmo com uma punição por ter ultrapassado o safety car após a batida do australiano, foi o segundo colocado, seguido pelo companheiro de McLaren Jenson Button. Com o resultado, Hamilton manteve a liderança do Mundial, com 127 pontos, seguido por Button (121) e Vettel (115).


Beneficiado por um pit stop pouco antes de o safety car entrar na pista pela batida de Webber, Rubens Barrichello fez excelente corrida e terminou em quarto, melhor resultado dele e da Williams no ano. Já Felipe Massa foi prejudicado, pois entrou nos boxes sob bandeira amarela e teve de esperar o companheiro Fernando Alonso parar, e acabou a prova fora da zona de pontuação, em 11º lugar - o espanhol foi o oitavo.

Também marcaram pontos Robert Kubica (Renault), em quinto, Adrian Sutil (Force India), em sexto, Kamui Kobayashi (Sauber), em sétimo, Sebastien Buemi (Toro Rosso), em nono, e Nico Rosberg (Mercedes), em décimo.

Em relação aos demais brasileiros, Lucas di Grassi fez sua melhor corrida na temporada e acabou em 17º, à frente do companheiro de equipe Timo Glock, enquanto Bruno Senna, da Hispania ficou em 20º e último após se envolver num toque com o alemão da Virgin.

O resultado original foi alterado duas horas depois da prova, pois Button, Barrichello, Nico Hulkenberg, Kubica, Vitaly Petrov, Sutil, Vitantonio Liuzzi, Buemi e Pedro de la Rosa foram punidos com o acréscimo de cinco segundos ao tempo total de prova por terem andado mais rápido do que o tempo mínimo estipulado para quando o safety car está na pista. Destes, deram-se mal Buemi, que caiu de oitavo para nono, e De la Rosa, que perdeu o décimo lugar para Rosberg e despencou para 14º. Os demais mantiveram suas posições.

A PROCISSÃO, OU MELHOR, O GP

A corrida em si foi decidida na largada e na entrada do safety car pela batida de Webber. Vettel partiu bem e manteve a ponta, enquanto o australiano, que largava em segundo, foi ultrapassado por Hamilton, Alonso, Massa e ainda perdeu outras posições até cair para nono no fim da primeira volta.

Os quatro líderes se destacavam e Webber, preso atrás de pilotos mais lentos, decidiu antecipar seu pit stop obrigatório para colocação dos pneus duros com o intuito de pegar pista livre e recuperar terreno. Mas, na décima volta, o australiano acabou batendo na traseira de Kovalainen, que ficou na linha de dentro na freada para a curva 12 e, por ter um carro bem mais lento, foi alvo para a batida de Webber.

Quando o safety car entrou, a confusão se estabeleceu. Alguns pilotos, como Button, Barrichello e Kubica já haviam entrado nos boxes e se beneficiaram, enquanto outros, como Alonso e Massa, se deram mal e perderam muitas posições. E Hamilton acabou perdendo a chance de vencer pois ultrapassou irregularmente o safety car e foi punido com uma passagem pelos boxes.

Entretanto, Kamui Kobayashi, que era o terceiro no momento da relargada por não ter entrado nos boxes, vinha num ritmo mais lento e permitiu a Hamilton abrir vantagem suficiente para que ele pagasse a punição sem perder a segunda posição.

Curiosamente, o grande rival de Hamilton na F-1, Fernando Alonso, foi quem "denunciou" a irregularidade do inglês, captada também pelas câmeras de TV. Depois, o espanhol quis saber em que posição Hamilton havia voltado após a punição, mas se frustrou ao saber que o inglês continuava em segundo.

O inglês e sua equipe ainda tentaram "cavar" um novo safety car que o reaproximaria de Vettel, já que um torcedor irresponsável atirou uma garrafa no meio da pista. Mas um fiscal corajoso retirou o objeto e a procissão continuou.

Dali em diante, Vettel apenas administrou a vantagem sobre Hamilton e Button e Barrichello subiram para terceiro e quarto quando Kobayashi fez seu pit stop obrigatório quase no fim da prova. O japonês caiu para nono, mas, com pneus macios, ainda ultrapassou Buemi e Alonso para ficar em sétimo. Um pouco de brilho para uma corrida apagada e que será lembrada mais pelo asssustador acidente de Mark Webber.(Lancenet)
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA EUROPA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h40m29s571
2º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 5s042
3º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 12s658
4º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 25s627
5º - Robert Kubica (POL) Renault - a 27s122
6º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 30s168
7º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 30s965
8º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 32s809
9º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 36s299
10º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 44s382
11º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 46s621
12º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 52s414
13º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 53s287
14º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 55s890
15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 48s239
16º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 48s826
17º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a duas voltas
19º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a duas voltas
20º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a duas voltas
21º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a quatro voltas
ABANDONOS
Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 50 voltas/mecânico
Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 9 voltas/acidente
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 9 voltas/acidente
VOLTA MAIS RÁPIDA
Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1m38s766

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